PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Tianguá e Irauçuba vão às urnas neste domingo, 27

As eleições acontecem após a Justiça Eleitoral cassar os mandatos de Prefeitos e vice-prefeitos das regiões. Segundo o TRE, as apurações devem iniciar às 19h deste domingo

17:03 | 27/10/2019
Eleições suplementares ocorreram neste domingo, 27
Eleições suplementares ocorreram neste domingo, 27 (Foto: TSE/Divulgação)

Os municípios de Tianguá e Irauçuba voltaram às urnas neste domingo, 27, para escolher prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições. Em ambas as cidades, os eleitos foram cassados pela Justiça Eleitoral. 

A Polícia Militar realiza a "Operação Eleições" nos dois municípios, com reforço de efetivo oriundo dos Batalhões de Choque, Trânsito e Ambiental. Os representantes das Forças de Segurança estão nos municípios à disposição da Justiça Eleitoral e garantiram a execução do planejamento de segurança durante o pleito, inclusive com serviços de inteligência.

Em Tianguá, concorrem ao cargo de prefeito Luiz Menezes de Lima (PSD), Valfrido de Paulo Fontenele (MDB) e José Cardoso Terceiro (Patriota). 

No município de Tianguá, José Jaydson Saraiva de Aguiar (PTB) e Mardes Ramos de Oliveira (PP), prefeito e vice-prefeito respectivamente, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o plenário observar que José Jaydson estava inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder político e econômico.

Segundo o chefe de cartório da 81º Zona Eleitoral, Antonio Carlos, o município conta com 180 seções distribuídas em 66 escolas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, 51.068  pessoas estão aptas a votar. Até o momento, segundo Carlos, não há registro de incidentes com urnas e nenhum caso envolvendo policiamento. "O que notamos até agora é numero grande de abstenções,  mas só teremos certeza desde número após as apurações", reforça. 

Já em Irauçuba, os candidatos são Ana Cléia Barroso Caetano (Pode), Geraldina Lopes Braga (PSD) e Manoel Clerdonio Ávila (PMN). O Tribunal Regional Eleitoral no Ceará cassou os mandatos de Raimundo Nonato Sousa e José Pinto de Mesquita por abuso de poder econômico. Segundo o TRE, o município conta com 16.653 eleitores aptos a votar. 

De acordo com Márcio Lopes, chefe do cartório da 41º Zona Eleitoral, com sede em Itapajé, durante a manhã a movimentação foi tranquila. "A movimentação está boa. Até meio dia, nas sessões que visitei, metade dos eleitores já tinham votados, então provavelmente a abstinência será pequena", afirma. Ainda segundo Márcio, ainda não houve casos de urnas quebradas, porém a Justiça precisou dispersar uma discussão envolvendo partidos locais.

Segundo o TRE, as apurações devem iniciar às 19h deste domingo.