Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"A cabeça dele é movida pelo confronto, e o coração está possuído de ódios", reage Flávio Dino a Bolsonaro

Além de carta assinada por todos os governadores, políticos da região se manifestaram nas redes sociais em repúdio às palavras do presidente sobre os nordestinos

Principal alvo de fala controversa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Nordeste, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), reagiu. "A cabeça dele é movida pelo confronto, e o coração, infelizmente, está possuído de ódios”, disse o político. Na última sexta-feira, 19, microfones captaram o chefe do Executivo nacional dizendo que "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara", confidenciou ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Ainda na sexta-feira, os governadores do Nordeste enviaram carta pública ao presidente. Disseram ter encarado com "espanto e profunda indignação" a postura do pesselista. No texto, eles afirmam que sempre buscaram manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. "Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população", continuam. Por fim, pedem esclarecimentos por parte da Presidência da República. "Reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia", conclui o texto.

Flávio Dino

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Twitter, o governador do Maranhão reagiu de imediato. "Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição", afirmou. Em entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo, comentou o assunto. “Só sei que sou o pior dos gestores na visão dele, o que para mim é uma honraria”, comentou. Ainda no Twitter, ele compartilhou o vídeo da cantora Alcione criticando o presidente.

Paraíba

Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) também foi enfático ao condenar as palavras de Bolsonaro. "Condenamos toda e qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes. A Paraíba e seu povo, assim como o Maranhão e os demais estados brasileiros, existem e precisam da atenção do Governo Federal independentemente das diferenças políticas existentes", disse. O político ainda afirmou que os paraibanos sempre estarão dispostos a manter as bases das relações institucionais junto aos entes federativos e a vigilância sobre tudo aquilo a que têm direito.

Piauí

Ao publicar a carta dos governadores, Wellington Dias (PT), do Piauí, ressaltou que, apesar de a maioria ser de oposição, sempre demonstraram respeito e busca por diálogo. “Esperamos que o posicionamento do Presidente da República também siga essa linha”, finalizou.

Alagoas

Renan Filho (MDB), de governador de Alagoas, criticou Bolsonaro. “Não ao preconceito ao Nordeste e ao nosso povo. Respeito, federação e democracia são conceitos amplos, que não combinam com visão pequena, mesquinha”, afirmou.

Ceará

Camilo Santana (PT), do Ceará, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, compartilharam em suas redes sociais a carta dos governadores do Nordeste.

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), foi o único a não comentar em suas redes sociais o episódio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar