PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Bolsonaro diz que não existe fome no Brasil: "É uma grande mentira"

12:00 | 19/07/2019
Bolsonaro recebeu correspondentes internacionais nesta manhã
Bolsonaro recebeu correspondentes internacionais nesta manhã(Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) falou que não existe fome no Brasil. A afirmativa foi durante café da manhã com correspondentes de jornais internacionais, no Planalto, em Brasília. Bolsonaro também chegou a falar que o País é privilegiado e que facilita a vida de quem produz.

"O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo", afirmou.

A resposta veio após um correspondente do jornal espanhol El País questionar a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ele teria abordado, em conversas com o Planalto, a quantidade de pessoas pobres e que passavam fome no Brasil. Bolsonaro também disse que "esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil têm que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso".

"Lá, é precipitação pluviométrica [chuva] é menor que do Sertão nordestino. Eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar parte para a Europa. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso", continuou. "Se as autoridades, nós, não atrapalharmos o nosso povo, essas franjas de miséria por si só acabam no Brasil porque o nosso solo é muito rico para tudo o que você pode imaginar".

De acordo com relatório do Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2018, a desnutrição chegou a 5,2 milhões de pessoas só entre 2015 e 2017. Entre 2014 e 2016, eram 5,1 milhões. O relatório foi divulgado em novembro do ano passado.

 

Redação O POVO Online