Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Bolsonaro anuncia suspensão de vestibular da Unilab para pessoas trans e intersexuais

Conforme o edital agora suspenso, eram ofertadas 120 vagas nos campi do Ceará e da Bahia
16:00 | Jul. 16, 2019
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 21h30min

O presidente Jair Bolsonaro (PSL-SP) anunciou no Twitter, na tarde desta terça-feira, 16, que o Ministério da Educação (MEC) optou pela suspensão do vestibular para pessoas trans e intersexuais que seria promovido pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O edital iria oferecer um vestibular específico para candidatas(os) transgêneras(os) e intersexuais. As vagas eram para cursos de graduação presenciais nos campi Ceará e Bahia, para ingresso no segundo semestre letivo, que começa em setembro.

Conforme a publicação do presidente, houve "intervenção do MEC" na instituição, o que gerou posicionamento da reitoria pela suspensão imediata do edital e sua anulação a posteriori".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para realizar o vestibular, a Unilab recorreu antes ao glossário da Organização das Nações Unidas (ONU) para poder definir cada categoria. O edital oferecia 120 vagas em um processo seletivo específico para pessoas transgêneras e intersexuais. Conforme publicado no site da Unilab, poderiam concorrer a estas vagas “estudantes transexuais, travestis, pessoas não binárias e intersexuais oriundos de qualquer percurso escolar, e que tenham concluído o ensino médio. As três primeiras subcategorias estão amparadas pela categoria pessoas transgêneras”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar