PUBLICIDADE
Notícias

Dilma inicia reforma ministerial com trocas na Agricultura, Trabalho e na Aviação Civil

Ocuparão as três pastas, respectivamente, O deputado federal Antônio Andrade (PMDB-MG), o secretário geral do PDT, Manoel Dias, e Moreira Franco (PMDB)

19:19 | 15/03/2013

A presidente Dilma iniciou sua reforma ministerial. Em reunião com o vice-presidente Michel Temer, nesta sexta-feira, 15, a petista definiu que deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB de Minas Gerais, irá para o Ministério da Agricultura, substituindo Mendes Ribeiro, que é deputado federal e foi chamado pela presidente Dilma Rousseff para uma conversa nesta sexta à tarde em seu gabinete no Palácio do Planalto.

Na conversa com Temer ficou definido também que o atual ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, do PMDB, irá para a Secretaria de Aviação Civil, no lugar de Wagner Bittencourt. Quando se encontrar com Mendes Ribeiro, na tarde desta sexta, o ainda ministro da Agricultura vai dizer à presidente Dilma se aceita ou não ir para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) ou se retorna à Câmara dos Deputados.

A SAE está sendo cobiçada pelo PSD, de Gilberto Kassab, apesar de o ex-prefeito de São Paulo ter declarado que não quer pasta nenhuma na Esplanada, este ano. Para o PSD já estava acertada a ida de Guilherme Afif Domingos para o novo ministério das Micro e Pequenas empresas. Mas a entrada do partido no governo está ainda dependendo de mais negociações por conta das ultimas declarações de Kassab.

O destino do PR, que almeja um ministério, ainda não está definido. O partido quer Luciano Castro no Ministério dos Transportes, hoje ocupado por Paulo Passos. Mas esta não é a opção da presidente Dilma, que ainda vai discutir o tema com o partido. As primeiras mudanças na Esplanada deverão ser anunciadas ainda nesta sexta.

PDT
A posse do novo ministro do Trabalho e Emprego será neste sábado (16) às 10 horas. A informação é da assessoria do PDT. Manoel Dias é secretário geral do PDT e assume no lugar do deputado Brizola Neto. O novo ministro é do grupo político do presidente da legenda, Carlos Lupi, que deixou o cargo de ministro do Trabalho depois de denúncias de supostas irregularidades cometidas em sua gestão.

Confira nota oficial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciando as mudanças no Ministério:

Nota à Imprensa

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado Mendes Ribeiro, do Trabalho e Emprego, deputado Brizola Neto, e da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, estão deixando seus cargos depois de prestarem importante colaboração ao governo e ao país.

O deputado Antônio Andrade assumirá o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Ministério do Trabalho e Emprego será ocupado pelo advogado Manoel Dias.

A Secretaria de Aviação Civil será dirigida pelo ministro Wellington Moreira Franco, que deixará a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

A presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação, o empenho e os inestimáveis serviços prestados pelos ministros Mendes Ribeiro, Brizola Neto e Wagner Bittencourt em suas áreas. Eles continuarão contando com seu apoio e confiança.

A presidenta deseja bom trabalho a Antônio Andrade, Manoel Dias e Moreira Franco nas importantes missões que passarão a desempenhar.

As posses dos novos ministros ocorrerão neste sábado pela manhã, tendo em vista a viagem da Presidenta da República ao Vaticano.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Agência Estado

TAGS