PUBLICIDADE
Notícias

Pressão social interfere no julgamento, diz advogado

18:53 | 01/10/2012
O advogado do deputado federal Pedro Henry (PP-MT), José Antônio Álvares, afirmou que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão cedendo às pressões da opinião pública ao condenar os réus do processo do mensalão. Henry foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e absolvido da acusação de formação de quadrilha.

"Os ministros são pessoas como nós, leem jornais e sofrem essa pressão. Eles têm que ser magistrados, mas são também movidos pela emoção e não ficar alheios ao sentimento popular. Acredito que a pressão da sociedade tem sido um fator determinante nesse julgamento", afirmou Álvares. "O peso da pressão social está muito grande", completou.

Ele afirmou que irá recorrer das condenações de seu cliente por meio de embargos de declaração. Álvares sustenta que Henry foi condenado "apenas por ser líder do PP na época". O advogado afirmou ainda que tinha esperança de votos por absolvição de juízes "garantistas" e "legalistas", mas que isso não ocorreu. A expectativa da defesa é que, no julgamento dos embargos, o STF possa rever sua posição retirando as condenações, ainda que o objetivo destes recursos seja apenas o de esclarecer as decisões do tribunal.

TAGS