PUBLICIDADE
Notícias

Heitor Férrer: candidato apresenta propostas para área de Cultura

06:00 | 30/09/2012

O Vida & Arte Cultura de domingo (30/9) destaca as propostas de cada um dos dez candidatos à prefeito de Fortaleza na área da cultura. Eles responderam a um questionário elaborado a partir do depoimento de cinco artistas e produtores que atuam na cidade: Silvia Moura, do Fórum de Dança; Silas de Paula, do Instituto de Fotografia (Ifoto); Kelsen Barros, do Fórum de Literatura; Thiago Barros, do coletivo “Todo teatro é político”; e Duarte Dias, da Associação Cearense de Cinema e Vídeo. Veja abaixo as respostas dos candidatos na íntegra.

HEITOR FÉRRER/PDT
O POVO -
Que programas, equipamentos e ações culturais promovidos na gestão de Luizianne o senhor pretende continuar na sua gestão?

Heitor Férrer - Vamos manter o réveillon, mas com um custo reduzido através de parcerias com o setor privado. Os CUCAS também serão mantidos. E vamos fortalecer a cultura populare comunitária através da ampliação da política dos editais de cultura.

OP - Como o senhor pretende formar os quadros de funcionários na área da cultura? Acha essencial ter técnicos especializados ou pode mesclá-los com nomes de aliança política?

Heitor -
Vamos escolher nossos profissionais pelo critério técnico, pela meritocracia.

OP - O senhor assume o compromisso de repassar integralmente o percentual garantido por lei para o Fundo Municipal de Cultura?

Heitor - Com certeza. Vamos cumprir a lei, que foi feita para ser cumprida.

OP -
Setores como educação e saúde têm bem delineados até onde vai a responsabilidade do Município. No caso da saúde, a Prefeitura deve cuidar da atenção primária, no caso da educação, fica responsável pelo Ensino Fundamental. Com a cultura é diferente, não há nada pré-determinado. O que o senhor entende como principal encargo da prefeitura nessa área?

Heitor - Vamos fortalecer a cultura dos bairros. Temos que mostrar ao fortalezense que nossa cultura é rica.

OP - O senhor pretende continuar a política de editais? Que áreas e linguagens devem ser priorizadas? Uma reclamação frequente é a demora no repasse das verbas, de que maneira o senhor imagina agilizar isso?

Heitor - Vamos cumprir rigorosamente o que está nos editais. Vamos priorizar todas as áreas de cultura: artes cênicas, música, literatura, cultura popular e todas as outras que tenham ligação histórica com a nossa cidade.

OP - O senhor pretende ceder o Teatro São José para o Governo do Estado ou ele deve permanecer com a prefeitura e virar o teatro municipal? A obra de restauro seria priorizada na sua gestão?

Heitor - Não vamos abrir mão do Teatro São José. Esse é um equipamento que será prioridade na nossa gestão. E vamos aceitar todos os recursos para nos ajudar a devolver o Teatro São José a população de Fortaleza.

OP - O senhor planeja juntar forças com outros espaços que já estão mais próximos da população – como os Pontos de Cultura - para ampliar o acesso à leitura, formação, etc?

Heitor -
Com certeza vamos incentivar a leitura e a cultura nos bairros, principalmente através das Escolas em Tempo Integral integradas com a comunidade.

Confira a entrevista de todos os candidatos.

TAGS