Terremoto na Rússia causa tsunami; vídeos flagram o momento
Gravados por moradores locais, vídeos exibem rastro de destruição causado pelo tsunami e o impacto na vida marinha da região; confira
Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o extremo oeste da Rússia na manhã desta quarta-feira, 30, pelo horário local e provocou um tsunami no norte do Oceano Pacífico. O epicentro do tremor foi na Península de Kamchatka.
A cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky registrou danos em imóveis e cortes no fornecimento de energia e nos serviços de celular, mas ninguém ficou ferido gravemente, segundo as autoridades locais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No entanto, vídeos gravados por moradores locais deram revelam um rastro de destruição causado pelo tsunami e os impactos na vida marinha da região.
A seguir, veja os vídeos de tsunami no Pacífico
Diferente de como são retratados em filmes, os tsunamis se comportam de maneira diferente e seu perigo reside justamente na forma como acontecem. Em vez de ondas gigantescas, o fator mais catastrófico dos tsunamis é a velocidade na qual eles podem invadir quilômetros da costa.
Viajando a 800 km/h no oceano, tsunamis inundam rapidamente tudo que estiver na frente como uma maré que sobe repentinamente, levando carros, casas e até mesmo pessoas com muita força.
Um dos vídeos do tsunami na Rússia que circula nas redes sociais exibe um grupo de pessoas ilhadas dentro de um carro junto com um cachorro. O responsável por gravar sobe no teto do veículo e mostra a paisagem inundada, enquanto o grupo aguarda por algum tipo de resgate.
Outro vídeo gravado de um ponto aparentemente seguro, mostra a parte costeira da cidade de Kamchatka inundada, com prédios inteiros sendo levados pela força da água.
O registro tem sido um dos principais a exibir o tamanho do estrago que o tsunami causou. Atingindo 8,8 na Escala Richter, o terremoto que originou o tsunami é o mais forte registrado desde o sismo de Tohoku que devastou o Japão em 2011.
Registrado de um navio, o vídeo abaixo mostra o impacto do terremoto em formações rochosas nas ilhas próximas, com grandes blocos de pedra sendo lançados ao mar pela força do evento.
A atividade sísmica também causou problemas à vida marinha da região, com dezenas de leões marinhos se refugiando em ilhas de pedra assustados com o que estava acontecendo e até mesmo baleias belugas encalhando em praias de Kamchatka assim que a maré recuou. Em um desses vídeos, pescadores molham os animais para evitar que eles morram até a maré se regularizar, devolvendo-as para o mar.