Acidente em mina de ouro na Colômbia deixa 18 presos
Material explorado ilegalmente na região pode ser utilizado como fonte de financiamento para grupos armados; a pasta afirmou "presumir" que todos estão vivos, sem especificar as causas do incidente
Pelo menos 18 trabalhadores ficaram presos após um "grave acidente" em uma mina de ouro na Colômbia, informou o governo na quinta-feira, 17.
A mina fica em Remedios, município do departamento de Antioquia (noroeste).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O ministro de Minas e Energia, Edwin Palma, anunciou na rede social X que as autoridades ativaram "todos os protocolos de emergência" para encontrar os trabalhadores.
LEIA TAMBÉM | Bombardeiro contra Clã do Golfo na Colômbia deixa três mortos
Mineradora na Colômbia: autoridades ativam protocolos de emergência
A pasta afirmou "presumir" que todos estão vivos, sem especificar as causas do incidente.
Yarley Erasmo Marín, representante de uma associação local de mineradores, disse à AFP que, devido a uma "falha mecânica", uma estrutura para prevenir desabamentos sofreu um colapso, o que causou um "bloqueio" na saída principal da mina.
>> SIGA o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp
A prefeitura de Remedios afirmou em uma mensagem enviada ao governo que "aparentemente" era uma mina explorada ilegalmente.
Esta área do departamento de Antioquia tem uma forte tradição de mineração. O ouro explorado na região pode ser utilizado como fonte de financiamento para grupos armados como o Clã do Golfo, cartel que também se dedica ao tráfico de cocaína.