"Ou haverá paz ou uma tragédia para o Irã", diz Trump após ataques dos EUA a instalações nucleares
Presidente dos Estados Unidos fez pronunciamento após ataques do país a usinas nucleares iranianas nesse sábado, 21
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou nesse sábado, 21, após os ataques do país a instalações nucleares do Irã. "Se a paz não vier rapidamente, atacaremos esses outros alvos com precisão, velocidade e habilidade", disse no discurso à nação.
Segundo ele, os ataques aéreos dos EUA "destruíram completa e totalmente" as instalações de enriquecimento nuclear do Irã e ameaçou com novos ataques caso Teerã não aceite a paz.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os ataques foram "espetaculares", disse, destacando que "nenhuma outra força militar em outro país poderia ter feito o que nós fizemos esta noite, agora há pouco".
No discurso, ele afirmou que decidiu "há muito tempo que eu não deixaria isso acontecer, que eu não deixaria que isso continuasse".
Leia mais
"Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se de que ainda há muitos alvos", disse Trump.
Ele afirmou que o chefe das Forças Armadas e o secretário de Defesa dos EUA darão uma entrevista coletiva no Pentágono, às 8h da manhã do domingo, 22.
Netanyahu parabeniza Trump pelo ataque ao Irã e diz que pode levar à paz
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, agradeceu a Donald Trump, neste domingo (22, sábado no Brasil) pelo ataque "ousado" às instalações nucleares iranianas, afirmando que marcou "um ponto de virada histórico" que pode levar o Oriente Médio à paz.
"Eu agradeço, o povo israelense agradece", disse Netanyahu em uma mensagem de vídeo em inglês para Trump.
"Na ação desta noite contra as instalações nucleares do Irã, os Estados Unidos demonstraram ser verdadeiramente incomparáveis", acrescentou, observando que a ação marca "um ponto de virada histórico que pode ajudar a conduzir o Oriente Médio e além em direção a um futuro de prosperidade e paz".
Agência atômica do Irã diz que ataques dos EUA 'não interromperão' suas atividades nucleares
A agência de energia atômica do Irã condenou os ataques "bárbaros" dos Estados Unidos às suas instalações nucleares no domingo (22, sábado no Brasil) e afirmou que não interromperá suas atividades de energia nuclear.
"A Organização de Energia Atômica do Irã assegura à grande nação iraniana que, apesar das conspirações malignas de seus inimigos", o Irã "não permitirá que o caminho do desenvolvimento desta indústria nacional (nuclear), que é o resultado do sangue de mártires nucleares, seja interrompido", afirmou a agência em um comunicado publicado pela mídia estatal.
Com AFP