Do alto das montanhas ao espaço sideral: confira as imagens mais belas da Via Láctea em 2025

Chuva de meteoros, campos floridos e vista espacial da terra acompanharam as capturas estonteantes da Via Láctea; veja os registros

17:57 | Jun. 20, 2025

Por: Levi Macêdo/Especial para O POVO
Florestas, montanhas, campos e desertos acompanham o espetáculo cósmico que é a Via Láctea nas áreas de céu escuro (foto: Reprodução/Capture the Atlas)

Uma coleção de fotografias selecionadas pelo concurso internacional “Milky Way Photographer of the Year 2025” traz imagens com ângulos e composições encantadoras da Via Láctea capturadas na Terra e fora dela.

A seleção, promovida pelo portal de fotografia astronômica Capture the Atlas, traz uma novidade na premiação deste ano. Um dos registros nomeados foi capturado de fora da Terra, a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), trazendo novas concepções acerca da galáxia.

Já nas fotografias feitas aqui, em terra firme, diversos cenários são retratados, mas sempre tendo a Via Láctea como protagonista. Florestas, montanhas, campos e desertos acompanham o espetáculo cósmico que é a galáxia nas áreas de céu escuro.

Veja 10 fotografias da Via Láctea premiadas no concurso

O POVO traz uma seleção de 10 fotografias premiadas no concurso deste ano que chamam atenção pela engenhosidade e pela composição criativa entre elementos terrestres e galáticos.

“Um em um bilhão” – Don Pettit

O astronauta estadunidense Donald Roy Pettit, a bordo da Estação Espacial Internacional com outros seis tripulantes, capturou uma vista exuberante do lado noturno do planeta Terra com um trecho da Via Láctea ao fundo.

“Fogo Cósmico” – Sergio Montúfar

A cena da Via Láctea acompanhada de centenas de estrelas em contraste com a lava e as cinzas do vulcão Acatengo em erupção foi capturada na Guatemala pelo fotógrafo Sergio Montúfar.

“Essa imagem é especial por sua narrativa — a força bruta do Vulcão de Fogo encontrando a extensão tranquila da galáxia”, relatou o autor da foto ao Capture the Atlas.

“Arco Duplo da Via Láctea sobre o Matterhorn” – Angel Fux

A imagem que captura o Arco Duplo da galáxia, em que a Via Láctea de Inverno (com Órion nascendo) e a Via Láctea de Verão (com o Centro Galáctico) aparecem na mesma noite, trata-se de um registro raro. A fotografia foi tirada em uma cordilheira de Zermatt, na Suíça.

“Capturada a 3,2 mil metros de altura no coração do inverno, a noite estava brutalmente fria, testando minha resistência e meu equipamento”, revelou Fux, autor da imagem, em relato ao portal de fotografia astronômica.

“Universo de Sal” – Alejandra Heis

A fotógrafa Alejandra Heis fez um registro nas Salinas Grandes, um dos atrativos da Quebrada de Humahuaca, no norte da Argentina, a 3,5 mil metros acima do nível do mar aproximadamente.

Segundo Heis, no momento mostrado pela fotografia, “o céu deu um show incrível — a Via Láctea perfeitamente posicionada, com o brilho atmosférico colorindo cada horizonte em tons diferentes”.

“Um Mar de Lupinos” – Max Inwood

 

No Lago Tekapo, Nova Zelândia, o astrofotógrafo Max Inwood fez um registro encantador da Via Láctea sobre um campo florido de lupinos, exibindo constelações e planetas luminosos.

“Acima das flores, você pode ver a faixa da Via Láctea externa, ao lado das constelações de Órion, Gêmeos e Plêiades”, descreve o autor.

 

 

 

“Céu do Eclipse Lunar de Tololo” – Petr Horálek

Um eclipse lunar total ocorreu em 14 de março de 2025, e ficou visível principalmente sobre as Américas e o Oceano Pacífico. Petr Horálek teve a sorte de observar o fenômeno a partir do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile.

A fotografia foi capturada no momento em que o eclipse atingiu seu ápice, escurecendo a região o suficiente para gerar a imagem do observatório com a Via Láctea e diversas constelações aparecendo ao fundo.

“Paraíso de Árvores-Garrafa” – Benjamin Barakat

Registrada em Socotra, no Iêmen, a foto de Benjamin Barakat traz à cena as icônicas árvores-garrafa, únicas na ilha. As árvores com troncos inflados se destacam sob o brilho da Via Láctea na paisagem árida.

“Perseidas do Arco da Bota” – Mike Abramyan

A imagem fotografada por Mike Abramyan retrata a chuva de meteoros Perseidas registrada em Alabama Hills, no estado americano da Califórnia. Cada astro foi alinhado em sua posição real no céu, o que gera a ilusão de que todos caem simultaneamente enquanto a Via Láctea aparece ao fundo.

“Céu esmeralda de Diamond Beach” – Brent Martin

Uma noite cheia de cores foi registrada por Brent Matin em Great Ocean Road, na Austrália, em que o cometa C/2024 G3 Atlas e uma aurora rosa no céu foram seguidos pela aparição da Via Láctea.

A galáxia surge em meio a um brilho atmosférico intenso de coloração esverdeada, o que dá um tom de “esmeralda” ao cenário próximo do horário do amanhecer.

“Os Guardiões da Noite” – Rositsa Dimitrova

A ilha de Páscoa, um território chileno no Oceano Pacífico, abriga as misteriosas estátuas moai. Na fotografia de Rositsa Dimitrova, os monumentos parecem vigiar o céu enquanto a Via Láctea se ergue sobre Rano Raraku.

Segundo a fotógrafa, um amanhecer com céu limpo permitiu o registro. “Às 5 horas da manhã, o céu estava completamente limpo e tínhamos menos de duas horas para capturar todas as fotos que queríamos”, relata Dimitrova.

 

Veja as outras 15 fotografias premiadas da Via Láctea: