Jovem brasileira é encontrada morta em quarto de hotel no Japão
Amanda Borges foi encontrada morta na madrugada do dia 1º de maio, após um incêndio em seu apartamento; suspeito do crime é um homem do Sri Lanka
17:23 | Mai. 04, 2025
A brasileira Amanda Borges da Silva foi encontrada morta na madrugada do dia 1º de maio, em um apartamento em Tóquio, no Japão.
Natural de Caldazinha, na região metropolitana de Goiânia, Amanda era mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e, atualmente, morava em São Paulo.
Segundo familiares, em março, a jovem viajou para a Coreia do Sul para cuidar de um parente do namorado e, depois, seguiu para o Japão para acompanhar o GP de Fórmula 1 do Japão, que aconteceu no dia 6 de abril.
Amanda foi encontrada morta em um apartamento próximo ao aeroporto, de onde deveria ter embarcado para o Brasil horas antes. Segundo a emissora pública japonesa NHK, a principal suspeita é que um homem do Sri Lanka tenha ateado fogo no apartamento, após roubar bolsas e o celular de Amanda.
O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio, disse ao portal G1 que tem ciência do caso e está em contato com os familiares da brasileira, a quem presta assistência consular, e com as autoridades locais japonesas.
Apesar das especulações, segundo o Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, a causa da morte ainda é desconhecida.
Mestre em Letras e fã de Fórmula 1: Saiba quem era a jovem goiana encontrada morta no Japão
De acordo com a Prefeitura de Caldazinha, Amanda conquistou o título de mestre em Letras em março de 2023, com a dissertação: “Aspectos linguísticos, discursivos e cognitivos do português escrito em cartazes de rua”.
Além de pesquisadora, a goiana de 30 anos não escondia sua paixão pela velocidade em suas redes sociais, que tinham destaques destinados exclusivamente à Fórmula 1.
A morte de Amanda causou comoção em sua cidade natal. Em nota, a Prefeitura do município lamentou a morte de Amanda e se solidarizou com os familiares e amigos, além de lembrar que ela era uma jovem cheia de sonhos, querida por todos.
Nas redes sociais, familiares, amigos e seguidores deixaram mensagens de carinho em suas publicações.
"Meu coração tá em pedaços! Que Deus esteja com sua família. Vou lembrar de você com sua energia maravilhosa, nossos momentos únicos. Amo eternamente minha irmãzinha", comentou um usuário em um post dela no Instagram.