Seguiu Trump e seu vice no Instagram ‘sem saber’? Veja motivo

A empresa Meta declarou que a conta do presidente dos Estados Unidos é transferida quando novo representante é eleito, o que explicaria seus seguidores

Alguns usuários do Instagram e Facebook expressaram confusão nas redes sociais após afirmarem que, sem o seu consentimento, passaram a seguir os perfis oficiais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J.D. Vance.

Em publicação no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 22, o diretor de comunicação da Meta (responsável pelo Instagram e Facebook), Andy Stone, declarou que ninguém foi obrigado a seguir automaticamente as contas, mas que estas são gerenciadas pela Casa Branca e alteradas após a mudança de um presidente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Este é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode levar algum tempo para que as solicitações de seguir e deixar de seguir sejam processadas à medida que essas contas mudam de mãos”, acrescentou.

Na prática, a conta @potus (indicativa da presidência dos EUA) muda de proprietário quando um novo presidente é eleito, enquanto o perfil anterior é arquivado. No caso de Joe Biden, a conta de sua administração permanece em arquivo: @potus46archive.

O mesmo caso se relaciona com o perfil de J.D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, nas redes sociais. Após mudança, a conta oficial @vp passou de Kamala Harris para o seu sucessor.

Seguiu Trump e seu vice no Instagram ‘sem saber’? Usuários criticam

Após anúncio do fundador da Meta, Mark Zuckerberg, de que as redes geridas pela empresa terminariam o sistema de checagem de fatos, outras alterações deixaram o público confuso.

“Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por notas da comunidade, semelhantes ao X, começando nos EUA”, anunciou Zuckerberg.

A comunicação da Meta também respondeu a declarações de que estaria limitando pesquisas para a hashtag “democrata” ou “democratas” em língua inglesa no Instagram.

“Há um problema que afeta a capacidade das pessoas de pesquisar diversas hashtags diferentes no Instagram – não apenas as da esquerda. Estamos trabalhando rapidamente para resolver isso”, afirmou Stone.

— Andy Stone (@andymstone) January 21, 2025


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

donald trump

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar