Manifestantes "vomitam" lodo verde em protesto contra a contaminação de lago; entenda

Ativistas ambientais realizaram um protesto em fábrica responsável pela contaminação de lago na região; confira

Um ato organizado por ativistas ambientais em frente a uma fábrica da Moy Park, em Craigavon, na Irlanda do Norte, chamou a atenção da imprensa internacional por um detalhe inusitado: ter sido protagonizado por ativistas "vomitando" como forma de protesto contra a contaminação de um lago na região. 

A manifestação contou com uma dramatização em que os ativistas simulavam vômito do lado de fora da fábrica. A organização do ato foi feita pelo Slí Eile, que se descreve como um grupo ativista de ação climática anticapitalista.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o grupo, mais de 100 pessoas participaram da ação, que teve como objetivo principal destacar "o papel importante da pecuária industrial na 'morte do Lough Neagh' e na aceleração do colapso climático".

Manifestantes "vomitam" lodo verde em protesto na Irlanda

O protesto desse domingo, 11, no qual os ativistas "vomitavam" lodo verde, utilizou-se da dramatização para representar a água contaminada pelas cianobactérias devido ao descarte inadequado dos resíduos da Moy Park.

Os manifestantes tinham como principal objetivo chamar a atenção para o perigo das cianobactérias à saúde e para a situação pela qual passa o lago Lough Neagh, assim como outras fontes hídricas da Irlanda.

"A agropecuária industrial não é apenas a principal causa da catástrofe em Lough Neagh, mas também a principal causa de emissões de gases de efeito estufa, poluição hídrica e colapso da biodiversidade em toda a Irlanda", afirmou a cientista ambiental e membro do Slí Eile Laura Kehoe após o protesto.

Ela acrescentou dizendo ainda que "não podemos continuar com os danos extremos causados por corporações que maximizam suas margens de lucro ao custo literal da Terra".

A empresa Moy Park já foi exposta pela BBC por violar diversas leis ambientais

A Moy Park é fornecedora de produtos de frango de marca própria para varejistas e prestadores de serviços de alimentação na Europa. Ela é propriedade da Pilgrim's Pride, que é subsidiária da JBS, empresa brasileira que mais produz proteína animal no mundo.

Uma investigação feita pela BBC em junho deste ano revelou uma série de violações de leis ambientais da empresa no descarte dos resíduos industriais gerados por ela.

A reportagem expos documentos protocolados no Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Assuntos Rurais de Stormont que comprovam que a empresa violou os limites legais em diversas ocasiões em ao menos três locais na Irlanda do Norte.

Manifestantes vomitam contra a contaminação do lago Lough Neagh, na Irlanda

Em junho, a Moy Park afirmou que há um rígido controle e tratamento sobre os efluentes comerciais da empresa antes do descarte. Ela disse ainda que é feito um tratamento adicional pela empresa Northern Ireland Water (NI Water) antes de os efluentes entrarem nos cursos hídricos.

Embora a NI Water seja responsável por esse tratamento para minimizar a contaminação, admitiu que o esgoto bruto e os efluentes comerciais não tratados são derramados em 25 mil ocasiões por ano, o equivalente a 68 derrames por dia.

O Lough Neagh é o maior lago de água doce do Reino Unido, e foi devastado pela proliferação de cianobactérias tóxicas. A difusão desses microrganismos deixa a água com um aspecto esverdeado e prejudicial para outros seres vivos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar