Beato Carlo Acutis: Papa reconhece 2º milagre do Padroeiro da Internet

Italiano que morreu aos 15 anos tem milagre ligado ao Brasil. Vaticano reconheceu cura de um universitário como segunda intercessão do beato, que agora pode tornar-se santo

Na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o papa Francisco autorizou a publicação de alguns decretos, entre quais o reconhecimento de mais um milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis. Com a anuência do Sumo Pontífice, agora Acutis pode tornar-se santo.

Segundo a Igreja, Acutis intercedeu para a cura de um estudante universitário em Florença que apresentava sangramento no cérebro após sofrer um traumatismo craniano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fiel leigo, Carlo nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) e morreu em 12 de outubro de 2006 em Monza (Itália), aos 15 anos. A sua festa, portanto, é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida.

Durante sua curta vivência, Carlo decidiu unir seu interesse pelos computadores com sua fé: criou um site onde catalogou os milagres realizados pelos santos da Igreja Católica. Por isso, também é conhecido como Padroeiro da Internet.

Carlo Acutis: qual o milagre do jovem no Brasil?

A intercessão que levou o "influenciador de Deus" à beatificação está ligada ao Brasil. Um menino brasileiro foi curado de doença rara congênita, chamada pâncreas anular, após a família pedir a intercessão de Carlo Acutis, que então era venerável (ou seja, tinha o processo de beatificação em aberto). Conheça a história:

Após o falecimento de Carlo, o padre Marcelo Tenório na Paróquia São Sebastião em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, passou a realizar a missa anual em homenagem a Nossa Senhora Aparecida sempre exibindo uma relíquia de Carlo, a parte do tecido de uma roupa,.

Luciana, mãe de Matheus, lembra que foi um constante pedido em orações para a cura do filho. Como nenhuma comida parava no estômago, a criança podia se alimentar apenas de líquidos, causando subdesenvolvimento.

A mãe conta que, no desespero, lembrou das palavras do pároco Marcelo Tenório, que “sempre dizia na homilia que o Carlo precisava de um milagre para ser canonizado e vocês, que precisam do milagre, peçam pra ele. E foi o que eu fiz, pedi pro Carlo”, lembra.

A partir do pedido, Matheus passou a conseguir se alimentar com comidas sólidas, nunca mais vomitou e teve certeza da cura em fevereiro de 2014, quando exames médicos mostraram que não havia mais nenhum problema de saúde.

Carlo Acutis se tornará santo?

Segundo a fé católica, santos são pessoas que, após a morte, intercedem junto a Deus para a realização de milagres na terra. Para isso, entretanto, é necessário ter mais de um milagre reconhecido pelo Vaticano.

O segundo milagre foi reconhecido pelo Papa após uma reunião com o departamento de santos do Vaticano.

Ainda não se sabe quando ele será canonizado.

Carlo Acutis: beato morreu aos 15 anos

Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Carlo Acutis morreu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.

Ao recordar este evento, no Angelus dominical, o Sumo Pontífice afirmou que  Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis".

"O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual!", completou. (com informações de Vatican News, BBC Brasil e Iully Fernandes/ especial para O POVO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar