Imagens mostram presidente do Irã momentos antes da queda de helicóptero

As buscas pela aeronave com o presidente do Irã passam de 12 horas. Aproximadamente 40 equipes de resgate fazem buscas na região, lutando contra o tempo para chegar ao local de difícil acesso

A TV estatal do Irã divulgou, neste domingo, 19, imagens que mostram o presidente iraniano Ebrahim Raisi, e sua equipe, no total de nove pessoas, dentro de um helicóptero, sobrevoando uma represa durante uma visita ao noroeste do país, antes de incidente.

As buscas pela aeronave com o presidente do Irã passam de 12 horas. O acidente aconteceu por volta de 13h no horário local (06h30 no horário de Brasília) e, segundo a TV estatal, a causa foi o mau tempo. Três helicópteros transportavam a comitiva presidencial. Dois deles aterrissaram sem problemas em Tabriz, noroeste do Irã, menos o que transportava Raisi, um aiatolá de 63 anos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Estavam no helicóptero o presidente iraniano, Ebrahim Raisi; o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian; o governador da província oriental do Azerbaijão, Malek Rahmati; o condutor da oração de sexta-feira de Tabriz, Imam Mohammad Ali Alehashem; piloto, copiloto, chefe de tripulação, chefe de segurança e outro guarda-costas.

Ebrahim voltava de uma viagem oficial feita ao Azerbaijão para a inauguração de uma barragem junto ao presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. De acordo com a agência de notícias da República Islâmica (IRNA), o helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental. A agência chegou a informar, por meio de suas redes sociais, que teria sido identificado o local exato do acidente, entretanto, minutos depois, a publicação foi excluída.

Aproximadamente 40 equipes de resgate fazem buscas na região, lutando contra o tempo para chegar ao local de difícil acesso, e ainda não há detalhes sobre a gravidade do caso. O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã restringiu a área de busca a um raio de 2 km.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha o incidente com o presidente do Irã e está em contato com a Embaixada brasileira em Teerã (capital do Irã), que, por sua vez, monitora a situação junto à chancelaria iraniana.

O vice-presidente Mohammad Mokhber deve assumir o cargo de presidente do Irã, caso a morte do líder iraniano se confirme. De acordo com o artigo 131 da Constituição da República Islâmica, se um presidente ficar incapacitado de exercer suas funções ou morrer no cargo, o vice-presidente assume a posição.

Ainda na noite de domingo, a agência estatal Anadolu revelou que a Turquia enviou um drone para auxiliar nas buscas e que ele identificou uma "fonte de calor", indicando o que pode ser os destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano. As coordenadas foram compartilhadas com as autoridades iranianas. 

Imagens mostram presidente do Irã momentos antes da queda de helicóptero - veja vídeo abaixo;

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ebrahim Raisi presidente iraniano helicóptero Ebrahim Raisi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar