Gato se agarra a carro para sobreviver a tempestade em Dubai

Nas últimas 24 horas, choveu o dobro esperado para o ano no país. Especialistas apontam influência da crise climática

Chuvas torrenciais incomuns em Dubai causaram inundações e transtornos para a população local. Nas últimas 24 horas, a cidade recebeu o dobro do nível de precipitação previsto para o ano todo.

Especialistas debatem se a crise climática teria influência na força das tempestades. Em vídeos nas redes sociais, é possível ver ruas alagadas, carros submersos e animais ilhados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em um dos registros, é possível perceber um gato agarrado à maçaneta de um carro que estava submerso. O animal foi resgatado por um agente da polícia local. Veja o vídeo mais abaixo.

O aeroporto internacional da cidade, o mais movimentado do mundo para viagens internacionais, ficou alagado e precisou cancelar voos.

Dubai está localizada na costa dos Emirados Árabes Unidos, que possui a maior parte do seu território em clima desértico. Embora receba em média 100 mm de chuva por ano, também sofre com tempestades torrenciais ocasionais.

A cidade de Al-Ain, a 124 km de Dubai, registrou cerca de 256 mm em 24 horas.

“Semeadura de nuvens” não foram responsáveis pelas chuvas

Após o início das chuvas, meteorologistas locais relacionaram o fenômeno com a “semeadura de nuvens” - manipulação de nuvens com substâncias para ajudar a produzir mais chuva, segundo a BBC News Brasil.

A técnica é usada na região para resolver a questão da escassez de água. Nela, aviões lançam pequenas partículas nas nuvens para a condensação acontecer mais rapidamente.

A “semeadura de nuvens” foi feita dias antes das fortes chuvas, mas elas não podem ser exclusivamente atribuídas a essa ação.

Para o meteorologista Giovani Dolif, do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo brasileiro, a técnica não contribuiu para reforçar a tempestade que aconteceu.

LEIA TAMBÉMHomem salva mulher e duas bebês de serem arrastadas em enchente

Chuvas em Dubai: Especialistas apontam influência da crise climática

Para determinar exatamente o papel que a crise climática desempenhou nas fortes chuvas em Dubai, é necessária uma análise científica completa, o que levaria vários meses.

No entanto, o recorde de precipitação está relacionado com a forma como o clima está mudando.

De acordo com relatório divulgado pelo observatório europeu do clima, março de 2024 foi o mais quente já registrado e, com isso, a Terra chegou ao 10° mês consecutivo em recordes de temperatura. Os oceanos também sentiram esse aumento de temperatura.

Isso tem impacto nos fenômenos climáticos, como a chuva que ocorreu em Dubai.

LEIA TAMBÉMMudança climática reduzirá crescimento global em um quinto até 2050

Dubai está preparada para chuvas torrenciais?

Dubai é conhecida como uma cidade moderna e tecnológica. No entanto, a urbanização deixou pouco espaço para áreas verdes para absorver a umidade e as instalações de drenagem não foram suficientes.

Agora, a cidade deve se adaptar e traçar estratégias para lidar com a realidade de chuvas mais frequentes e intensas.

LEIA MAIS | Quais são os cuidados necessários com as redes de esgoto e de drenagem no período de chuvas

Gato tenta sobreviver a inundações se agarrando em carro; veja vídeo

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gato enchente chuvas torrenciais chuvas em dubai

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar