Espetáculo de luzes! Concurso elege as melhores fotos da aurora boreal em 2023

Foto raríssima da aurora boreal na Itália está entre as aleitas como as melhores do ano no concurso "Fotógrafo das Luzes do Norte". Confira os vencedores

A aurora boreal Fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre  é famosa pelo espetáculo encantador de luzes e cores no céu polar. O fenômeno, que já inspirou lendas, também é o tema do concurso de fotografia anual "Fotógrafo das Luzes do Norte". Em 2023, na sua sexta edição, o certame elegeu 25 fotos como as melhores do ano, confira abaixo.

Os registros foram feitos ao redor do mundo, em países como Estados Unidos, Noruega, Nova Zelândia, Itália, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Canadá, Finlândia e Islândia. As imagens impressionam qualquer pessoa pela beleza e pelas cores das luzes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O resultado do concurso foi divulgado no dia 5 de novembro. Confira:

Concurso internacional elege as melhores fotos da aurora boreal do ano

O concurso é organizado pelo blog especializado em fotografia, Capture The Atlas. Na edição deste ano, pela primeira vez, foi possível observar fotos das famosas luzes registradas em outras regiões do planeta além do céu polar. 

Um exemplo da novidade é o clique inédito feito pelo fotógrafo William Preite, que registrou a aurora boreal entre uma passagem aberta na cadeia de montanhas Dolamitas, no norte da Itália. Confira:

"Eu estava no lugar certo na hora certa [...], nunca pensei que presenciaria um espetáculo tão raro", disse William, para a Capture The Atlas.

A foto rara foi possível devido à aproximação do pico da atividade solar que deve atingir seu máximo em 2024.

Além do registro único feito na Itália, o concurso trouxe as auroras austrais. Apesar do nome, o fenômeno é o mesmo que a aurora boreal, mas ocorre exclusivamente no sul do planeta.

Confira notícias relacionadas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aurora boreal luzes do norte capture the atlas concurso fotografia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar