Chuva em Nova York inunda cidade: veja o que se sabe
A governadora Kathy Hochul declarou estado de emergência em Nova York, Long Island e Vale do Hudson devido às chuvas extremas; veja o que se sabe
As chuvas que atingiram a cidade de Nova York e regiões vizinhas nesta sexta-feira, 29, causaram inundações repentinas e fizeram a governadora do estado, Kathy Hochul, declarar estado de emergência.
“Estou declarando estado de emergência na cidade de Nova York, no Vale do Hudson e em Long Island em resposta às chuvas significativas e perigosas que estão afetando atualmente a região e devem continuar pelas próximas 20 horas”, afirmou Hochul.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Clique aqui para seguir o novo canal com as Últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
Os nova-iorquinos receberam alertas do Serviço Meteorológico Nacional em seus celulares sobre as enchentes e “cascatas fecharam as linhas de metrô” em parte da cidade, segundo relato do The New York Times.
“O serviço de metrô disponível está extremamente limitado devido às fortes enchentes. O serviço está suspenso em muitas estações”, postou a conta de metrô da Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA) no X (antigo Twitter).
O jornal norte-americano ainda descreveu a presença de meninos e meninas enfrentando “águas profundas” na 11th Avenue para chegar às escolas de ensino fundamental. “Até onde sabemos, nenhuma criança está em perigo”, afirmou a governadora.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, foi criticado após demora em se dirigir ao público durante a enchente. O representante não fez entrevistas coletivas ou declarações até o meio-dia de sexta-feira, quando áreas da cidade já estavam inundadas.
Chuva em Nova York: setembro mais chuvoso em 140 anos
O Serviço Meteorológico Nacional de Nova York declarou que, desde a manhã de sexta-feira, o mês de setembro de 2023 foi considerado o mais chuvoso da cidade em 140 anos.
Em postagem compartilhada na rede social X (antigo Twitter), Kathy Hochul recomendou que a população tomasse medidas para se manterem em segurança e lembrarem de “nunca tentar viajar em estradas inundadas”.
I am declaring a State of Emergency across New York City, Long Island, and the Hudson Valley due to the extreme rainfall we’re seeing throughout the region.
— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) September 29, 2023
Please take steps to stay safe and remember to never attempt to travel on flooded roads.
MET de Nova York irá examinar procedência de obras de arte; ENTENDA