Robô quebra dedo de criança em partida de xadrez na Rússia

O braço robótico já havia participado de diversas partidas anteriormente, sem incidentes registrados. A criança passa bem e conseguiu finalizar o torneio em Moscou

Um braço robô que jogava xadrez contra um menino de 7 anos quebrou um dos dedos da criança no meio de uma partida na Rússia, de acordo com o jornal "The Guardian", da Inglaterra. O incidente ocorreu no evento de xadrez conhecido como Aberto de Moscou na última semana, no dia 19 de julho. Apesar de ter sido socorrido por pessoas ao redor, a criança sofreu uma fratura em um dos dedos da mão direita.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra momentos que antecederam o incidente, quando o robô realizava seu movimento de peças no tabuleiro; aparentemente, a criança se adiantou ao mover suas peças, e o robô reagiu de forma violenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O incidente foi confirmado pelo presidente da federação moscovita de xadrez, Sergey Lazarev. “O robô quebrou o dedo da criança (...) Isso é, claro, algo ruim.” A autoridade afirmou, no entanto, que a máquina havia jogado diversas partidas anteriormente, sem histórico de ocorrências como essa.

Menino tem dedo quebrado por robô jogador de xadrez em campeonato de Moscou, na Rússia

O caso é raro, de acordo com os depoimentos recolhidos pela mídia russa. Sergey Smagin, vice-presidente da federação russa de xadrez, disse à rede Baza: “O robô se movimentou bruscamente após ‘comer’ uma das peças do menino, que, ao invés de esperar sua vez, optou por uma resposta rápida às ações do robô. (...) Existem certas regras, e a criança as violou, aparentemente.”

O menino, chamado Christopher, é considerado um dos 30 melhores jogadores de xadrez na categoria sub-9 de Moscou. De acordo com pessoas envolvidas no evento, a criança não pareceu perturbada pela fratura; já no dia seguinte voltou a competir, mesmo com o dedo engessado.

Apesar disso, os pais da criança, de acordo com o canal russo, entraram em contato com a promotoria para agir sobre a lesão da criança. Os oficiais russos envolvidos com o evento reiteraram que o incidente foi “coincidental” e que o robô é totalmente seguro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

russia xadrez robo quebra dedo criança campeonato xadrez moscou robo acidente robo robo xadrez

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar