Espuma de rio contaminado "invade" cidade na Colômbia
Fotos publicadas nas redes sociais mostram grande faixa de espuma cobrindo as calçadas, estradas e os arredores do rio
Uma grande quantidade de espuma tóxica que veio de um rio poluído em Mosquera, perto da capital Bogotá, na Colômbia, tomou conta de parte da cidade. As camadas da espuma voaram pelo local, cobrindo casas e fazendo com que moradores fugissem dos fragmentos nas últimas semanas.
Segundo relatos de moradores, a espuma tem um cheiro ruim e está contaminada. “O cheiro era terrível, e tivemos que lidar com essa espuma por muito tempo. Estamos enfrentando perigo. Alguém pode ter caído na espuma daquele rio e não conseguimos encontrar", disse a moradora Luz Mariela Gómez em entrevista ao The Guardin.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
TOXIC FOAM: #Foam from a polluted river covered parts of Mosquera, #Colombia Wednesday, April 27, 2022. The local government said the contaminated foam comes from detergents being poured into the river and the recent rain. #toxicfoam #news3now #localnews8 pic.twitter.com/EFuUnhBQCZ
Fotos publicadas nas redes sociais mostram grande faixa de espuma cobrindo as calçadas, estradas e os arredores do rio. Autoridades ambientais locais relataram que a espuma está aumentando devido ao despejo de resíduos e produtos químicos, como detergente.
No Twitter, o prefeito da cidade informou que não há indícios de que a espuma cause problemas de saúde à população.
"A equipe do Ministério da Saúde constatou que não há efeitos na população que estejam relacionados a esse problema ambiental", escreveu na rede social.
Abro hilo para explicar la situación medioambiental que está sucediendo en el sector de Los Puentes en #Mosquera pic.twitter.com/45qNTiWjxC
— Gian Gerometta (@GeromettaGian) April 27, 2022