Dinamarca quer que nascidos depois de 2010 nunca fumem

Atualmente, a lei atual proíbe dinamarqueses menores de 18 anos de comprar tabaco ou fumar cigarros eletrônicos

A Dinamarca anunciou nesta terça-feira, 15, um plano para garantir que as gerações futuras nunca fumem, proibindo a venda de produtos com nicotina para qualquer pessoa nascida após 2010.

"Nosso objetivo é que todas as pessoas nascidas em 2010 e depois nunca comecem a fumar ou usar produtos à base de nicotina", declarou o ministro da Saúde, Magnus Heunicke, em entrevista coletiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Se necessário, estamos preparados para proibir a venda a esta geração elevando progressivamente o limite de idade" para comprar estes produtos, explicou.

Atualmente, a lei atual proíbe dinamarqueses menores de 18 anos de comprar tabaco ou fumar cigarros eletrônicos.

No entanto, 31% das pessoas entre 15 e 29 anos fumam, disse o ministro.

Além disso, o tabaco é a principal causa de câncer no país escandinavo e causa 13.600 mortes por ano em uma população de 5,8 milhões de habitantes.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Dinamarquesa do Câncer, 64% dos entrevistados eram a favor deste plano.

Pioneira na luta contra o tabagismo, a Nova Zelândia anunciou em dezembro um plano semelhante que busca proibir progressivamente a venda de tabaco elevando a idade em que pode ser adquirido a partir de 2027.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

saúde jovens Dinamarca tabaco Magnus Heunicke

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar