Tropas russas entram em Kharkiv, 2ª maior cidade da Ucrânia

Os combates começaram na manhã de hoje, com confrontos em diferentes pontos

Tropas russas entraram em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia no noroeste do país, neste domingo, 27, onde ressoavam rajadas de metralhadoras, explosões de foguetes e havia combates de rua - observou um jornalista da AFP.

Restos de um blindado militar russo ardiam em uma rua, e vários outros veículos haviam sido abandonados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cidade estava deserta, já que seus habitantes estão abrigados em suas casas.

Os combates começaram na manhã de hoje, com confrontos em diferentes pontos.

O chefe da administração regional, Oleg Sinegubov, informou no Facebook que foi registrada uma "incursão de veículos leves do inimigo russo na cidade de Kharkiv, incluindo a parte central".

Esta cidade de 1,4 milhão de habitantes é a segunda mais importante do país e fica a cerca de 400 quilômetros ao leste da capital, que, segundo as autoridades locais, continua sob controle das forças ucranianas.

O Exército russo anunciou, por sua vez, neste domingo, ter cercado duas grandes cidades no sul da Ucrânia, Kherson e Berdyansk, com 290.000 e 110.000 habitantes, respectivamente.

"Nas últimas 24 horas, as forças armadas russas bloquearam completamente as cidades de Kherson e Berdyansk", disse o Ministério da Defesa em um comunicado.

O ministério também reivindica a tomada da cidade de Genichesk, às margens do Mar de Azov, e de um aeródromo perto de Kherson.

O texto indica ainda avanços dos separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia que, com o apoio do Exército russo, teriam avançado 52 quilômetros desde o início da ofensiva, segundo Moscou.

No total, os militares russos alegam ter destruído 975 instalações militares ucranianas, incluindo os sistemas de defesa antiaérea S-300.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia Ucrania defesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar