Covid-19: políticos de Hong Kong em quarentena após festa em bar espanhol

O caso foi uma saia-justa para as autoridades desta cidade que começa a aplicar, nesta sexta-feira, uma nova série de medidas restritivas para conter um pequeno surto local de contágios

Quatro deputados e dois importantes líderes de Hong Kong foram isolados em uma zona de quarentena por serem contato de uma pessoa testada positivo para Covid-19, após uma festa de aniversário lotada em um bar de tapas espanhol na cidade.

O caso foi uma saia-justa para as autoridades desta cidade que começa a aplicar, nesta sexta-feira, uma nova série de medidas restritivas para conter um pequeno surto local de contágios por Ômicron.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O chefe da imigração da cidade, o secretário de Assuntos Internos e quatro deputados do Conselho Legislativo foram levados para uma unidade de quarentena em uma área remota do território. Ficarão 21 dias isolados.

Todos eles tiveram contato com um caso confirmado de coronavírus em uma festa multitudinária realizada na última segunda-feira, no restaurante espanhol Reserva Ibérica, no bairro de Wan Chai, conhecido por sua agitada rotina de lazer e entretenimento.

Jornais locais afirmam que o evento foi organizado para celebrar o aniversário de Witman Hung, membro da Assembleia Popular Nacional da China, o mais alto órgão legislativo do país.

Embora a festa não tenha violado as regras então em vigor, as autoridades de saúde recomendaram, três dias antes, que os cidadãos evitassem grandes aglomerações e reuniões.

A líder executiva desta cidade, Carrie Lam, disse estar "muito decepcionada" com a atitude desses políticos.

A polêmica se dá em um momento delicado. Na próxima quarta-feira, será a primeira sessão do conselho legislativo eleito sob um novo sistema imposto por Pequim, o qual eliminou todos os dissidentes da Câmara.

Além disso, Hong Kong, que segue a mesma estratégia de "covid zero" da China e impõe quarentenas de 21 dias a quase todos os passageiros estrangeiros, acaba de aplicar restrições de horário a restaurantes e o fechamento de bares, academias, ou museus, devido a um pequeno surto local.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

HongKong vírus China política saúde Andrew Leung Carrie Lam Covid mundo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar