Morre mulher mais velha das Filipinas, que teria nascido no século XIX

Francisca Susano teria nascido em 11 de setembro de 1897 e teria, portanto, 124 anos; comissão avalia possível recorde de longevidade

Francisca Susano, considerada a pessoa mais velha das Filipinas, morreu na noite da última segunda-feira, 22, em sua casa. Ela teria 124 anos e estava em análise para ser considerada a pessoa mais velha do mundo.

LEIA MAIS | Artesã brasileira cria bonecas "quase" humanas que podem custar até R$ 7 mil reais

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A informação da sua morte foi repassada pelo governo da cidade de Kabankalan, na província de Negros Ocidental, por meio das suas redes sociais.Segundo as autoridades, a centenária faleceu por volta das 18h45, na residência onde morava com seus 15 netos.

Em entrevista à CNN Filipinas, a oficial de informação pública da cidade, Jake Carlyne Gonzales, informou que a causa da morte ainda não foi determinada pelas autoridades sanitárias locais, mas que um teste para a Covid-19 foi realizado.

Francisca Susano teria nascido em 11 de setembro de 1897, ainda quando as Filipinas estavam sob domínio dos espanhóis. No mesmo ano, a Academia Brasileira de Letras, presidida por Machado de Assis, foi fundada no Rio de Janeiro. A mulher, portanto, teria 124 anos. 

LEIA MAIS | Anel de ouro milenar que seria usado para curar ressacas é encontrado em Israel

Em setembro deste ano, Francisca chegou a ter seus documentos verificados pelo Guinness World Records para ser comprovado que ela era a última mulher viva nascida no século XIX e, consequentemente, a mulher mais velha do mundo.

O Guiness formou uma comissão para analisar o caso de Francisca Susano, mas ainda não emitiu um veredito. Atualmente, o recorde oficial de pessoa mais velha viva é da japonesa Kane Tanaka, com 118 anos. Já o recorde de pessoa que viveu por mais tempo pertence à francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mulher idosa mundo notícias idade século recorde guiness world filipinas machado de assis kane tanaka jeanne calment

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar