Chanceler austríaco renuncia ao cargo após abertura de investigação

O chanceler austríaco Sebastian Kurz renunciou ao cargo na noite deste sábado, 9, (período da tarde pelo horário de Brasília), em meio à crescente pressão sobre seu suposto envolvimento em um escândalo de corrupção. Em comunicado transmitido pela televisão, Kurz disse que "seria irresponsável" deixar o país passar por meses de "caos ou bloqueio" por essas alegações, que chamou de "falsas", e que queria garantir que a Áustria tivesse "estabilidade".

"Quero ceder para evitar o caos", disse Kurz, que, segundo afirmou, propôs como sucessor seu ministro das Relações Exteriores, Alexander Schallenberg.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o Ministério Público austríaco, entre 2016 e 2018 foram publicados artigos elogiosos e pesquisas favoráveis a Kurz em troca da compra de um espaço publicitário pelo Ministério da Fazenda, então nas mãos dos conservadores.

Na quarta-feira, 6, o Ministério Público anunciou que Kurz e outros nove suspeitos, além de três organizações, estavam sendo investigados por diversos crimes relacionados ao caso, após uma série de buscas, realizadas principalmente na sede do partido conservador OVP.

Na quinta-feira, 7, Os Verdes austríacos, parceiro minoritário da OVP no governo, questionaram a capacidade de Kurz de continuar sua ação como chanceler.

Os líderes da oposição já tinha pedido a saída de Kurz e planejavam apresentar uma moção de censura contra ele na próxima terça-feira no Parlamento. (Com agências internacionais)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ÁUSTRIA CHANCELER RENÚNCIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar