Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Pica-pau que inspirou personagem de desenho será declarada extinto

O desenho foi o primeiro a ser exibido na televisão brasileira. Segundo especialistas americanos, a extinção da espécie é decorrente da degradação de seu habitat

O pica-pau-bico-de-marfim será declarado extinto pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos. A espécie se tornou famosa, principalmente entre brasileiros, por inspirar o desenho Pica-Pau. O desaparecimento é decorrente da degradação ambiental. Além do pássaro, a entidade também anunciou outras 22 espécies que correm o risco de desaparecer do globo.

“Os impactos das mudanças climáticas, juntamente com a perda e degradação do habitat, estão empurrando cada vez mais espécies de vida selvagem para o limite. Hoje estamos anunciando etapas críticas para garantir que a lei possa ajudar a conservar as aves hoje e no futuro", explicou a secretária do Interior, dos EUA, Deb Haaland.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o jornal The New York Times, as espécies que correm o risco de desaparecer correspondem a 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta. "Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global. É um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos", disse Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem.

Sucesso no Brasil

Estreado em setembro de 1950, na extinta TV Tupi, o Pica-Pau foi o primeiro desenho exibido na televisão brasileira. O programa era exibido com o áudio original, em inglês, e tinha o auxílio de legendas. Atualmente, o desenho ainda é exibido pela Rede Record.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar