Lee 'Scratch' Perry, músico jamaicano precursor do reggae e dub, morre aos 85 anos

Produtor trabalhou com Bob Marley e foi também parceiro de grupos como Beastie Boys e The Congos

Morreu neste domingo, 29, o produtor e músico jamaicano Lee Scratch Perry, aos 85 anos, em um hospital em Lucea, na Jamaica. A notícia foi publicada pelo jornal The Jamaican Observer e confirmada pelo primeiro-ministro jamaicano Andrew Holness, que disse ter enviado uma mensagem de condolências aos familiares do artista. Não se sabe ainda a causa de sua morte.

O músico trabalhou com Bob Marley e foi um dos responsáveis pelo som que ficou conhecido como reggae e dub, gênero eletrônico com remixes e recortes dissidentes do reggae. Perry ajudou a estimular as complexidades dos ritmos que criaram o reggae, produzindo as primeiras grandes gravações de Bob Marley & the Wailers.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O estilo das músicas que ele criou influenciou, inclusive, outros estilos, como o hip-hop, a música eletrônica e o dance music.

Lee 'Scratch' Perry nasceu na zona rural da Jamaica em 1936 e se mudou para Kingstom no começo dos anos 1960.

“Meu pai trabalhava na estrada, minha mãe no campo. Éramos muito pobres. Fui para a escola ... Não aprendi absolutamente nada. Tudo o que aprendi veio da natureza ”, disse Lee à NME em 1984. “Você nunca poderia colocar o dedo em Lee Perry, ele é o Salvador Dali da música”, disse Keith Richards à Rolling Stone em 2010.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

morteleeperry musicoeprodutor musicojamaicano reaggae dub

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar