"Lua de morango" acontece nesta quinta-feira; saiba como observar

O melhor momento para observar a superlua é durante primeira hora após o seu nascimento, quando ela aparenta estar ainda maior

Nesta quinta-feira, 24, mais uma superlua vai poder ser observada. Em abril, maio e agora, em junho, o fenômeno possibilita ver o astro mais perto da Terra, por isso, parecendo maior. Esta é a última superlua do ano e é conhecida como "Lua de Morango", embora não haja mudança de cor ou formato.

Segundo o aplicativo Starwalk, o nome diferente vem da tradição de nomear cada lua cheia com um nome próprio. As culturas antigas davam nomenclaturas com base no comportamento das plantas, animais ou do clima durante um mês em particular. A deste mês representa a época em que os morangos selvagens ficam maduros no hemisfério Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— NASA (@NASA) June 23, 2021

Há outros nomes como a lua de rosa, que denota a colheita de rosas na Europa; e lua quente, porque vem com o início do clima quente de verão no hemisfério Norte. Os termos não fazem muito sentido para o Brasil, que fica no hemisfério Sul, que acabou de começar o inverno, mas o nome permanece.

O melhor momento para observar a superlua é durante a primeira hora após o seu nascimento, quando ela aparenta estar ainda maior e pode apresentar variações de cores. Isso deve acontece por volta das 18h39min e pode ser observada a olho nu, sem a presença de outros aparelhos.

LEIA MAIS: Superlua e eclipse acontecem na madrugada de quarta, 26; veja como observar

Segundo a Agência Espacial Norte Americana (Nasa), uma superlua ocorre quando a lua cheia está perto de seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica, fazendo com que o satélite natural pareça um pouco maior do que o normal no céu noturno.

Durante cada órbita de 27 dias ao redor da Terra, a Lua atinge seu perigeu, ponto mais próximo da Terra, cerca de 226.000 milhas da Terra, e seu ponto mais distante, ou apogeu, ponto mais longe, cerca de 251.000 milhas da Terra.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

brasil super lua superlua lua de morango como observar quinta-feira 24

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar