PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Confira fotos da superlua pelo mundo

A segunda e maior superlua do ano aconteceu entre a noite da terça-feira, 25, e a quarta-feira, 26. Evento seguiu com o eclipse lunar, este último não visível no Ceará

Marília Freitas
08:52 | 26/05/2021
Super Lua, surgindo atrás das árvores sobre o Mar Mediterrâneo vista de Roca Llisa na ilha espanhola de Ibiza durante um eclipse lunar total visível na Ásia e nas Américas (Foto:  David GANNON / AFP)
Super Lua, surgindo atrás das árvores sobre o Mar Mediterrâneo vista de Roca Llisa na ilha espanhola de Ibiza durante um eclipse lunar total visível na Ásia e nas Américas (Foto: David GANNON / AFP)

O fenômeno da maior superlua do ano rendeu boas fotos aos internautas durante a noite da terça-feira, 25, e a manhã de hoje, 26. O evento astronômico foi o último a acontecer em 2021 e estava acompanhado por outro fenômeno: o eclipse lunar. Este último não foi visível no Ceará.

Após quase dois anos e meio da última superlua, a Nasa publicou em seu site uma visualização telescópica do eclipse lunar de 2021. "Não tivemos um eclipse lunar total com uma superlua em quase seis anos, e o próximo eclipse lunar não acontecerá na América do Norte até maio de 2022. Aproveite este espetáculo do céu!", comemorou a agência.

Clique na imagem para abrir a galeria

A superlua ocorre quando a Lua se posiciona no ponto mais próximo da Terra em sua fase cheia, ou seja, em seu perigeu. Assim, ela parece estar com uma aparência maior. Para visualizar o fenômeno, foi preciso se deslocar para qualquer lugar com vista para o horizonte e olhar para o céu na direção do nascente, por volta das 18h - horário que o Sol costuma se pôr.

No Twitter, alguns internautas comemoraram e registraram o momento. Também teve fotos do eclipse lunar na manhã de hoje, 26, quando Sol, Terra e Lua se alinharam, com o planeta fazendo sombra sobre o satélite natural. Algumas capitais brasileiras como Brasília (DF), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Rio de Janeiro (RJ) puderam visualizar o fenômeno, diferentemente de Fortaleza.

 

Confira mais fotos abaixo:

Clique na imagem para abrir a galeria

O portal Time and Date segue realizando uma transmissão ao vivo do eclipse lunar em seu canal do Youtube. Acompanhe abaixo: