De olho no céu: saiba como observar a maior superlua do ano a partir desta terça, 25

Evento astronômico ocorre quando a Lua se posiciona no ponto mais próximo da Terra em sua fase cheia, ou seja, em seu perigeu. Outro fenômeno astronômico previsto para ocorrer em seguida, o eclipse lunar, não poderá ser visto no Ceará

Acontece entre a noite desta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, o último e maior fenômeno da superlua em 2021. Ela aparece a partir do anoitecer e poderá ser observada em todas as regiões do País. O evento seguirá até o anoitecer de amanhã, quando ela estará na sua fase cheia, podendo ser observado e fotografado logo quando a lua aparecer. Para visualizar o fenômeno, será necessário se deslocar para qualquer lugar com vista para o horizonte e olhar para o céu na direção do nascente, por volta das 18 horas, quando o Sol costuma se pôr. Essa será a segunda e maior superlua do ano, a primeira ocorreu em 26 de abril.  

O evento astronômico ocorre quando a Lua se posiciona no ponto mais próximo da Terra em sua fase cheia, ou seja, em seu perigeu. Ela vai estar com aparência maior, por estar mais perto da Terra. Durante este período, o satélite ficará a 363 mil quilômetros do nosso planeta. Por estar mais perto, a Lua deve parecer maior e mais brilhante do que o normal. Na primeira superlua, em abril, o satélite estava 157 quilômetros mais longe que agora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Meteoro cruza céu do Ceará e é avistado em cinco cidades do Estado; veja vídeo

De acordo com o astrônomo e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Lauriston Trindade, não é necessário nenhum equipamento especial para acompanhar os eventos da superlua. Ele ainda destaca que o máximo do evento poderá ser visto às 22h52min desta terça-feira, 25. “Para observadores mais atentos, teremos a percepção de uma lua com um tamanho ligeiramente maior no céu (15% maior) e mais brilhante (30% mais brilhante). Quanto mais afastado da poluição atmosférica e luminosa, melhor é a percepção do fenômeno”, explica.

Eclipse Lunar

Outro fenômeno astronômico ocorrerá logo em seguida à superlua: o eclipse lunar, na madrugada desta quarta-feira, 26. Serão dois eventos em um dia: uma superlua será totalmente eclipsada pelo sol, às 8h14min de amanhã. Algumas capitais brasileiras poderão testemunhar a fase inicial de um eclipse lunar total, como Brasília (DF), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Rio de Janeiro (RJ). O eclipse lunar não será visível no Ceará.

No evento, Sol, Terra e Lua se alinharão, e o planeta fará sombra sobre o satélite natural. O fenômeno é diferente do eclipse solar total, quando o protagonista é o Sol, a observação da versão lunar não exige também um equipamento de proteção, como óculos específicos para acompanhar o evento.

O fenômeno acontecerá quando a Lua estiver se pondo, a Oeste, pouco antes do amanhecer. No Brasil, ele será acompanhado de forma parcial a partir das 6h45min (horário de Brasília) de quarta-feira, 26, e vai durar cerca de 45 minutos. De acordo com a Nasa, há seis anos estes dois fenômenos astronômicos (superlua e eclipse lunar) não acontecem ao mesmo tempo.

Alguns portais de astronomia disponibilizarão links na íntegra para acompanhar o fenômeno online. O portal Time and Date fará a transmissão ao vivo a partir das 6 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira, 26. O fenômeno também pode ser acompanhado virtualmente pelo site da Nasa ou pelo Virtual Telescope.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

superlua eclipse lunar céu maior superlua como observar a superlua

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar