Da Itália para o Brasil: conheça Khaby Lame, senegalês que virou um fenômeno no TikTok

Com mais de 34 milhões de seguidores, o jovem de apenas 21 anos tem a conta mais seguida da Itália e seus vídeos são sucesso no mundo todo - inclusive no Brasil

Talvez o nome Khaby Lame não seja familiar, mas quem circula pelo TikTok já deve ter visto algum vídeo desse senegalês que mora na Itália. Khaby se tornou um fenômeno na internet após fazer vídeos satirizando tutoriais da internet.

Khabane Lame é um senegalês com cidadania italiana que vive na cidade de Chivasso, na região de Turim, na Itália. Com mais de 53 milhões de seguidores, o jovem de apenas 21 anos tem a conta mais seguida da Itália. "A classificação para mim é apenas um número: claro, estou feliz por ser o primeiro na Itália, mas meu objetivo é simplesmente divertir as pessoas", conta ele em entrevista ao Corriere della Sera.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os vídeos de maior sucesso de Khaby são os que ele reage, de forma irônica, a tutoriais de internet, encontrados principalmente no TikTok. Geralmente esses tutoriais ensinam métodos complicados e Khaby faz questão de mostrar como podem ser facilmente resolvidos. O diferencial é que ele não fala nada - o que pode ser uma das causas de tamanho sucesso, já que todo mundo consegue entender. Suas expressões faciais são motivo de riso, pois mostram inconformismo com os tutoriais. Em seu vídeo mais visto, que já tem 234 milhões de visualizações, ele mostra uma pessoa cortando uma banana com um cutelo para depois descascar a fruta com as mãos.

A falta de barreira da linguagem também fez com que Khaby ficasse famoso no Brasil. Seus fãs tupiniquins fizeram tanto alarde nos comentários que ele resolveu agradecer o carinho: gravou um vídeo usando uma blusa da seleção brasileira.


Khaby publicou o seu primeiro vídeo em 15 de março de 2020, no momento mais rígido do isolamento social na Itália, provocado pelo novo coronavírus. Ele começou fazendo vídeos comuns para o padrão da rede social chinesa: dublagens, paródias e reações a situações comuns do dia a dia. Mas mesmo hoje, com o sucesso, o conteúdo não foca somente em reação aos tutoriais. Antes mesmo do vídeo da banana, ele já tinha três milhões de seguidores. O papel dos tutoriais foi colocar Khaby no top 100 mundial do TikTok. As informações são do Olhar Digital.

Entretanto, Khabane Lame ainda não tem o TikTok como sua principal fonte de renda, mas pretende investir já a curto prazo. “É um grande desejo meu, já tenho vários projetos em mente”, conta. Khaby é agenciado desde novembro do ano passado, segundo o site Vanity Fair Itália, e pretende ajudar seus pais, que imigraram para a Itália quando ele tinha apenas um ano de idade.

O tiktoker reside num complexo de habitação social. Ainda segundo entrevista ao Corriere, ele diz que os moradores costumam ter vergonha de dizer que vivem naquela localidade. Mas Khabane diz não ter esse sentimento: “A habitação pública é um lugar ao qual devo tudo. Eles (os complexos habitacionais) me ensinaram educação e me permitiram cultivar muitos laços”.

Khaby não esperava que sua conta no TikTok, criada para matar o tédio da pandemia, pudesse fazer tanto sucesso. “Assim como eu, meus pais não esperavam tudo isso e estão maravilhados. Espero continuar assim”, completa o tiktoker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TIKTOK KHABY LAME ITÁLIA ORIGEM DO MEME

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar