Morre Spencer Silver, químico inventor do adesivo do papel Post-it
O inventor de mais de 37 patentes, faleceu durante uma crise de taquicardia ventricular
O inventor do adesivo usado nos Post-its, Spencer Silver, morreu no último sábado, 8 de maio, aos 80 anos. O químico veio a óbito em sua residência, em St. Paul, no Minnesota. A notícia foi agora revelada pela família e pela 3M, fabricante dos blocos adesivos, onde trabalhou até sua aposentadoria em 1996.
De acordo com o jornal The New York Times, a esposa do inventor, Linda Martin, declarou que a causa da morte de Silver foi um episódio de taquicardia ventricular, quando o coração bate mais acelerado que o normal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM: Gêmeas estadunidenses recebem R$ 126 milhões em ofertas de universidades
Spencer Ferguson Silver 3º nasceu em 6 de fevereiro de 1941 em San Antonio, no Texas. O químico já havia passado por um procedimento de transplante de coração a cerca de 27 anos atrás.
Spencer Silver originou sua maior invenção em 1968, quando estava tentando criar um adesivo forte para ser usado na construção de aeronaves. No entanto, depois de falhar várias vezes, acabou criando por acaso um adesivo que colava em superfícies mas que, posteriormente, poderia ser removido com facilidade.
"Senti que meu adesivo era tão evidentemente único que escolhi dar seminários em toda a 3M na esperança de produzir uma centelha entre os desenvolvedores de produtos", disse ele ao jornal Financial Times, em 2010. O químico, então, promoveu sua invenção durante vários anos na companhia. Spencer estava tão convencido de sua criação que ficou conhecido como "Sr. Insistente".
Spencer patenteou a invenção em 1972, sob o nome técnico de microesferas de copolímero acrilato. No entanto, somente em 1974 sua invenção foi valorizada. Em 1974, o engenheiro químico no laboratório da divisão de fitas, Art Fry, ouviu falar do produto por um outro colega e decidiu que iria a um seminário de Silver. Para testar a eficiência, ele usou o adesivo para criar marcadores em seu cancioneiro que não caíssem com o vento, enquanto cantava na igreja.
Em 1977, era lançado oficialmente o Post-it no mercado. Mas só começou a ter sucesso em 1980, tornando-se até hoje um produto de escritório onipresente. Primeiro na forma de pequenas torres de papéis amarelos e depois, mais tarde, com diferentes cores e tamanhos.
LEIA TAMBÉM: Adolescente conserta celulares usados para doar a alunos sem acesso a aulas remotas
Existem atualmente mais de três mil produtos da marca Post-it em todo o mundo.Durante a sua vida, o inventor teve 37 patentes em seu nome e ganhou vários prêmios.