Superlua 'rosa' acontece hoje, segunda, 26 de abril; saiba como observar

Fenômeno da superlua ocorre quando o satélite está nos pontos mais próximos da Terra e pode ser melhor observado no começo da noite de hoje; apesar do nome, a cor do astro não mudará

Mais um fenômeno astronômico de 2021 deve ocorrer nesta segunda-feira, 26 de abril (26/04). A superlua 'rosa' estará visível no céu durante toda a noite de hoje, e pode ser observada sem a necessidade de equipamentos específicos.

Em termos técnicos, uma superlua é toda lua cheia que ocorre quando o satélite está a 90% ou mais do perigeu, que é o ponto mais próximo na órbita do astro com a Terra. Nessas situações, ela aparece no céu cerca de 15% maior que o habitual, e 30% mais brilhante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A observação da superlua não requer nenhum equipamento, como lunetas ou telescópios. No entanto, ela parece maior no começo da noite, pela comparação com prédios e paisagens, do que quando está alta no céu. Deste modo, o recomendado é procurar um lugar alto para poder conferir o fenômeno desde o pôr-do-sol.

"Superlua rosa" não tem cor diferente; entenda


A lua no céu de hoje será chamada de "superlua rosa". No entanto, o satélite não sofrerá alterações em sua cor.

O nome vem da tradição de etnias indígenas que marcam a passagem do tempo pelas luas cheias. A de abril é chamada de "lua rosa" por crescer na mesma época que flores da planta Phlox Subulata, que têm um tom vívido de rosa.

Superlua também acontecerá em maio


Além do fenômeno de hoje, a superlua também poderá ser observada no próximo ciclo da lua cheia, em maio. Serão as duas únicas superluas de 2021.

Mais sobre astronomia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

superlua superlua rosa superlua hoje superlua como ver lua lua rosa astronomia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar