Missão estadunidense aterrissa em Marte nesta quinta; veja como assistir equipe de controle

Caso supere uma etapa chamada de "7 minutos do terror", a espaçonave pousará em cratera marciana por volta de 17h55min

Após viajar 470 milhões de quilômetros durante sete meses, a missão estadunidense Mars 2020 chega a Marte amanhã, quinta-feira, 18 de fevereiro. Transportando o astromóvel Perseverance (em português, “perseverança”) e o pequeno helicóptero Ingenuity (em português, “ingenuidade”), a missão objetiva procurar sinais de vida antiga e coletar amostras do solo do planeta para envio à Terra.

LEIA MAIS
» Veja primeira imagem de Marte produzida pela sonda árabe 'Esperança'
» Vídeo da superfície de Marte é enviado por sonda espacial chinesa

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alcançando a órbita marciana, a espaçonave descerá e pousará na superfície do planeta sem qualquer intervenção da equipe de comando. Para isso, a nave chegará a 20 mil quilômetros por hora, mas um paraquedas e um motor reduzirão a velocidade para aproximadamente 2km/h. Na sequência, três cabos serão usados para carregar e suavemente pousar o astromóvel.

Caso supere essa etapa, chamada de “7 minutos do terror”, a missão pousará na cratera Jezero por volta de 17h55min, horário de Brasília. O local em questão consiste em um antigo lago de Marte que se tornou uma bacia seca e pode ter hospedado vida microbiana no passado.

Devido à baixa velocidade de transmissão de dados durante a descida até Marte, o pouso da missão não será transmitido ao vivo. Apesar disso, a NASA realizará uma cobertura especial do evento. O centro de controle da missão poderá ser acompanhado ao vivo. Há, ainda, a possibilidade de imagens do pouso serem divulgadas, embora em baixa resolução.

Uma narração da aterrissagem poderá ser acompanhada a partir de 16h15min de amanhã no site da NASA TV e pelo YouTube. O evento também acontecerá em espanhol em canal da NASA específico. Além disso, imagens em 360 graus comentadas do interior do centro de controle serão veiculadas no canal NASA JPL.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

missão aterrissa em marte transmissão chegada mars 2020 nasa missão interplanetária planeta vermelho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar