PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Missão estadunidense aterrissa em Marte nesta quinta; veja como assistir equipe de controle

Caso supere uma etapa chamada de "7 minutos do terror", a espaçonave pousará em cratera marciana por volta de 17h55min

21:51 | 17/02/2021
Alcançando a órbita marciana, a espaçonave descerá e pousará na superfície do planeta sem qualquer intervenção da equipe de comando (Foto: Divulgação/NASA)
Alcançando a órbita marciana, a espaçonave descerá e pousará na superfície do planeta sem qualquer intervenção da equipe de comando (Foto: Divulgação/NASA)

Após viajar 470 milhões de quilômetros durante sete meses, a missão estadunidense Mars 2020 chega a Marte amanhã, quinta-feira, 18 de fevereiro. Transportando o astromóvel Perseverance (em português, “perseverança”) e o pequeno helicóptero Ingenuity (em português, “ingenuidade”), a missão objetiva procurar sinais de vida antiga e coletar amostras do solo do planeta para envio à Terra.

LEIA MAIS
» Veja primeira imagem de Marte produzida pela sonda árabe 'Esperança'
» Vídeo da superfície de Marte é enviado por sonda espacial chinesa

Alcançando a órbita marciana, a espaçonave descerá e pousará na superfície do planeta sem qualquer intervenção da equipe de comando. Para isso, a nave chegará a 20 mil quilômetros por hora, mas um paraquedas e um motor reduzirão a velocidade para aproximadamente 2km/h. Na sequência, três cabos serão usados para carregar e suavemente pousar o astromóvel.

Caso supere essa etapa, chamada de “7 minutos do terror”, a missão pousará na cratera Jezero por volta de 17h55min, horário de Brasília. O local em questão consiste em um antigo lago de Marte que se tornou uma bacia seca e pode ter hospedado vida microbiana no passado.

Devido à baixa velocidade de transmissão de dados durante a descida até Marte, o pouso da missão não será transmitido ao vivo. Apesar disso, a NASA realizará uma cobertura especial do evento. O centro de controle da missão poderá ser acompanhado ao vivo. Há, ainda, a possibilidade de imagens do pouso serem divulgadas, embora em baixa resolução.

Uma narração da aterrissagem poderá ser acompanhada a partir de 16h15min de amanhã no site da NASA TV e pelo YouTube. O evento também acontecerá em espanhol em canal da NASA específico. Além disso, imagens em 360 graus comentadas do interior do centro de controle serão veiculadas no canal NASA JPL.