Biden telefona para Putin pela 1ª vez e expressa preocupação com opositor russo

Conversa entre os presidentes dos EUA e da Rússia aconteceu nesta terça-feira. Extensão do tratado de armas nucleares e Ucrânia também foram discutidos na ligação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira, 26, pela primeira vez desde que assumiu o cargo e levantou preocupações sobre as atividades russas, incluindo o tratamento ao opositor Alexei Navalni, crítico do Kremlin preso, informou a Casa Branca.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou o telefonema entre os dois líderes em sua entrevista coletiva diária. Ela disse que os tópicos incluíram a proposta de Biden de estender o tratado de armas nucleares do Novo Start com a Rússia por cinco anos e o "forte apoio dos EUA à soberania da Ucrânia" em face da "contínua agressão russa".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Opinião: A luta solitária de Alexei Navalny

+ Rússia prende manifestantes que exigem a libertação de Alexei Navalny

+ Mais um conflito em 2020: crise entre Armênia e Azerbaijão envolve Rússia e Turquia

O Kremlin, por sua vez, informou, em um comunicado, que Putin disse ao americano apoiar a "normalização" das relações entre a Rússia e os EUA. Putin "sublinhou que uma normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos responderia aos interesses de ambos os países e também de toda a comunidade internacional, dada a responsabilidade particular (de ambos os Estados) em manter a segurança e estabilidade mundiais", afirmou a presidência russa. (com agências internacionais)

Opinião: A luta solitária de Alexei Navalny

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA/BIDEN/PUTIN/TELEFONEMA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar