Participamos do

Republicano consegue votos que podem confirmar indicação de Trump à Suprema Corte

07:13 | Set. 23, 2020
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As esperanças dos democratas de manter uma cadeira vazia na Suprema Corte dos EUA diminuíram nesta terça-feira, 22, com a decisão de três senadores republicanos moderados de apoiar uma ação rápida de votação do nome indicado por Donald Trump antes da eleição de 3 novembro.

Os democratas esperavam o apoio de Cory Gardner, do Colorado, que enfrenta uma dura disputa pela reeleição no Estado, e do senador de Iowa, Chuck Grassley, mas ambos disseram que votariam para confirmar a escolha de Trump para substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg, que morreu na semana passada.

Uma esperança dos democratas era o senador republicano Mitt Romney, visto como um obstáculo à indicação de Trump por ter se indisposto com o presidente inúmeras vezes, inclusive votando para condená-lo no julgamento de impeachment.

Romney, no entanto, disse ontem que apoiaria o início do processo para ocupar a cadeira da Suprema Corte deixada em aberto, praticamente garantindo a Trump os votos de que precisa para formar uma maioria conservadora no tribunal. Romney engrossou o discurso dos líderes republicanos que defendem um precedente histórico para apoiar o preenchimento da vaga em um ano eleitoral: o presidente pode indicar quando a Casa Branca e o Senado são controlados pelo mesmo partido.

"A Constituição dá ao presidente o poder de nomear, e ao Senado a autoridade para aconselhar e dar consentimento aos nomeados para a Suprema Corte", disse Romney. "Consequentemente, pretendo seguir a Constituição e os precedentes ao considerar o nomeado pelo presidente. Se o nomeado chegar ao plenário do Senado, pretendo votar com base em suas qualificações."

Romney, que foi candidato presidencial em 2012, é uma voz dissonante entre os republicanos, mas com o restante de seu partido fechado com Trump ficou claro que a oposição de Romney não seria suficiente para bloquear uma confirmação.

"Meus amigos liberais se acostumaram ao longo de muitas décadas com a ideia de ter um tribunal liberal, mas isso não está escrito nas estrelas", disse. "Sei que muitas pessoas estão dizendo: 'Puxa, não queremos essa mudança'. Entendo a energia associada a essa perspectiva, mas também é apropriado para uma nação que é de centro-direita ter um tribunal que reflita os pontos de vista de centro-direita."

Os líderes republicanos e Trump conseguiram limitar as deserções dentro do partido a apenas duas senadoras: Lisa Murkowski, do Alasca, e Susan Collins, do Maine, que disseram que não apoiariam o preenchimento da vaga.

Dada a maioria dos republicanos de 53 a 45 no Senado (os outros 2 são independentes, mas votam com os democratas), eles teriam uma maioria de 51 a 49 na votação, o suficiente para confirmação passar pelo plenário. Agora, os democratas precisariam de quatro desertores republicanos para se juntar a eles para derrotar um indicado de Trump.

O senador Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado, não fez menção ao momento da votação, mas criticou seus colegas democratas pelo "clamor e histeria" em torno da indicação. "O que pode ameaçar nosso sistema de governo não são os republicanos fazendo coisas legítimas dentro das regras do Senado e dentro da Constituição que os democratas não gostam", disse. "O que realmente ameaça nosso sistema é se um de nossos dois principais partidos continuar a fingir que todo o sistema é automaticamente ilegítimo sempre que perde."

As pesquisas mostram que a maioria dos americanos quer que a indicação seja feita pelo vencedor da eleição presidencial. Os democratas também apontam para o precedente estabelecido pelo próprio McConnell, em 2016, quando ele se recusou a votar a indicação de Merrick Garland, nomeado por Barack Obama, oito meses antes da eleição.

McConnell diz que o precedente não se aplica à situação atual, já que o Senado e a Casa Branca são governados pelo mesmo partido. Sem poder para barrar a indicação, os democratas agora planejam o revide. Umas das possibilidades é aumentar o número de juízes da Suprema Corte, caso o partido vença a Casa Branca e obtenha maioria no Senado, em novembro. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar