Participamos do

Vídeo de águia carregando peixe de grande porte viraliza na internet; imagens impressionam

Bióloga marinha analisa as imagens a pedido do O POVO, confirma a veracidade da situação e identifica os animais envolvidos

 

Um vídeo surpreendente está viralizando na internet com um raro momento de caça de uma águia. Sem parecer se importar com a presença de banhistas na praia, ela carrega um peixe de grande porte nas garras. Nas redes sociais, pessoas especulavam que poderia ser um tubarão. As imagens foram registradas em Myrtle Beach, no estado norte-americano da Carolina do Sul, de acordo com o Daily Mail.

Segundo o ornitólogo Thieres Pinto, especializado em aves, a águia que aparece nas imagens é uma águia-pescadora ou águia-pesqueira (Pandion haliaetus). "É uma espécie que tem alguma coloração nas asas, e a cabeça dela é negra com supercílios brancos", descreve.

Ele afirma que a espécie se reproduz na América do Norte, mas ocorre também na América do Sul, quando migra. "No inverno, ela desce para cá e, inclusive, pode ser vista no Ceará em mangues, nos estuários, na praia ou em alguma lagoa", pontua.

A águia-pescadora mede até 58 centímetros de comprimento e sua envergadura (distância máxima entre as extremidades das asas, quando abertas) é de 1,74 metros. A alimentação desses animais é composta, principalmente, de peixes.

A bióloga marinha Sandra Beltrán Pedreros também analisa o vídeo a pedido do O POVO e descarta a ideia de que o peixe carregado pelas presas da águia seja um tubarão. "É um tipo de peixe cavala ou serra, que é do grupo dos atuns. O formato da cauda e uma sequência de serras (pequenas nadadeiras em fileira) na superior e inferior da parte posterior do corpo indicam isso. Só não teria como definir a espécie", observa.

"Relativamente perto da praia onde dizem que foram feitas essas imagens, há um parque nacional. Essa ave é protegida por lei. Então, não seria raro que ela tivesse ido explorar alimento no oceano", completa a especialista.

LEIA TAMBÉM | Tubarão lixa é visto nadando na praia do Náutico; espécie não é perigosa para humanos 

De acordo com o Seattle Post-Intelligencer, o vídeo que ganhou as redes sociais foi filmado do 17º andar de um prédio por Tennessean Ashley White. A imagem pode ser considerada rara para um local com a presença de tantas pessoas, mas neste momento ocorre o verão no hemisfério norte e muitas praias dos Estados Unidos foram abertas, apesar da pandemia.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar