PUBLICIDADE
Mundo
Noticia

Saiba como observar Júpiter, Marte e Saturno, que aparecerão juntos nesta semana

Os três planetas poderão ser observados a olho nu nesta madrugada, a partir das 1h20min

Luana Façanha
18:07 | 30/03/2020
NULL
NULL (Foto: )

Durante a madrugada desta terça-feira, 31 de março, entre 1h20min e 5h50min, em horário de Fortaleza, será possível observar a olho nu os planetas Marte, Saturno e Júpiter, que estarão bastante próximos um do outro a partir do ponto de vista da Terra. É possível vê-los no Brasil procurando no céu noturno em sentido Sudeste.

De acordo com informações do portal de astronomia In The Sky, Saturno estará com uma magnitude de 0.4, enquanto Marte apresentará uma magnitude de 0.8 — o que significa que o "Planeta Vermelho" se apresentará mais brilhante para quem vê da Terra. Os dois estarão na constelação de Capricórnio.

Ainda de acordo com o portal, eles estarão um pouco distantes para estarem num mesmo campo de visão de telescópio, mas poderão ser observados juntos por meio de binóculos ou a olho nu.

Demerval Carneiro, diretor do Planetário Rubens Azevedo, explica que é um fenômeno que pode acontecer todos os anos. "Trata-se de uma coincidência geométrica entre as posições de três planetas no céu. É um belo momento pra ficar em casa, na cobertura de um prédio, ou na janela e apreciar com binóculos ou pequenos telescópios"