PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Cachorro salva coalas feridos em incêndios na Austrália

O país sofre com os incêndios desde setembro do ano passado

Mirtes Rodrigues
16:36 | 10/01/2020
Após os incêndios florestais envolvendo o país, Bear foi escolhido para colaborar com as buscas de coalas nos territórios devastados
Após os incêndios florestais envolvendo o país, Bear foi escolhido para colaborar com as buscas de coalas nos territórios devastados (Foto: Reprodução/Facebook/ifaw)

Desde que os incêndios florestais começaram na Austrália, milhares de animais morreram. Apesar do cenário que entristece o mundo, ainda há quem lute para encontrar sobreviventes.

As equipes de resgate contam com uma ajuda muito importante, o cachorro Bear, que é uma mistura das raças border collie, e koolie. Ele tem a missão de farejar coalas doentes ou feridos, localizados em Nova Gales do Sul e Queensland. O cão foi treinado por acadêmicos da Universidade da Costa Sul (USC), e trabalha em conjunto com o fundo Internacional para o Bem-Estar Animal.

Após os incêndios florestais envolvendo o país, Bear foi escolhido para colaborar com as buscas de coalas nos territórios devastados - como os cães podem farejar além do que humanos podem ver, a ajuda desses animais é de extrema importância.

O cachorro, de 6 anos, tem as qualidades ideais para ser um cão de detecção. A pesquisadora sênior da USC Detection Dogs for Conservation, Celine Frere, relatou ao portal MNN, que Bear é muito focado e concentrado. Outro fator muito importante para torná-lo um ótimo cão detector de animais selvagens é o fato de Bear não ter presas, o que o faz se concentrar apenas no cheiro do animal que está sendo rastreado.

Outros cães também são treinados para o mesmo trabalho, mas nem todos tem a capacidade de farejar nas mesmas dispersões que ele. Por conta de sua habilidade que o faz único, o cachorro é capaz de liderar equipes de resgate, os levando em direção a coalas ainda com vida independente de onde eles se encontram. O socorrista de quatro patas é capaz de achar coalas que vivem em cima de árvores.

O cãozinho amoleceu o coração de muita gente, como dos astros Tom Hanks e Leonardo DiCaprio, que elogiaram Bear nas mídias sociais.