Participamos do

Cachorro salva coalas feridos em incêndios na Austrália

O país sofre com os incêndios desde setembro do ano passado
16:36 | Jan. 10, 2020
Autor Mirtes Rodrigues
Foto do autor
Mirtes Rodrigues Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde que os incêndios florestais começaram na Austrália, milhares de animais morreram. Apesar do cenário que entristece o mundo, ainda há quem lute para encontrar sobreviventes.

As equipes de resgate contam com uma ajuda muito importante, o cachorro Bear, que é uma mistura das raças border collie, e koolie. Ele tem a missão de farejar coalas doentes ou feridos, localizados em Nova Gales do Sul e Queensland. O cão foi treinado por acadêmicos da Universidade da Costa Sul (USC), e trabalha em conjunto com o fundo Internacional para o Bem-Estar Animal.

Após os incêndios florestais envolvendo o país, Bear foi escolhido para colaborar com as buscas de coalas nos territórios devastados - como os cães podem farejar além do que humanos podem ver, a ajuda desses animais é de extrema importância.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O cachorro, de 6 anos, tem as qualidades ideais para ser um cão de detecção. A pesquisadora sênior da USC Detection Dogs for Conservation, Celine Frere, relatou ao portal MNN, que Bear é muito focado e concentrado. Outro fator muito importante para torná-lo um ótimo cão detector de animais selvagens é o fato de Bear não ter presas, o que o faz se concentrar apenas no cheiro do animal que está sendo rastreado.

Outros cães também são treinados para o mesmo trabalho, mas nem todos tem a capacidade de farejar nas mesmas dispersões que ele. Por conta de sua habilidade que o faz único, o cachorro é capaz de liderar equipes de resgate, os levando em direção a coalas ainda com vida independente de onde eles se encontram. O socorrista de quatro patas é capaz de achar coalas que vivem em cima de árvores.

O cãozinho amoleceu o coração de muita gente, como dos astros Tom Hanks e Leonardo DiCaprio, que elogiaram Bear nas mídias sociais. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar