Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"A arte tem o poder de abrir o coração das pessoas", diz criador da escultura que homenageia Dandara

Após tomar conhecimento sobre o caso, o maranhense Rubem Robierb conta ter se sensibilizado

A obra que homenageia a travesti Dandara dos Santos foi criada pelo artista visual maranhense Rubem Robierb. Localizada em Nova York, a escultura se tornou a primeira a ser erguida em homenagem a uma pessoa trans na história da cidade. Segundo seu criador, a ideia para a obra veio após o choque ao saber do assassinato de Dandara, em 2017.

De acordo com Robierb, a oportunidade de homenagear a cearense com a escultura "Máquina de sonhos: Dandara” surgiu quando a prefeitura de Nova York fez o convite para que ele expusesse seu trabalho nos espaços públicos da cidade. “O mais emocionante foi testemunhar a mobilização social causada pela obra e o apoio de ONGs internacionais que lutam pela causa trans e LGBTQ”, afirma.

O artista reside em Nova York com seu marido, Sam Champion, e ambos são conhecidos pelo engajamento nas causas de gênero e de sexualidade. “A arte tem o poder de abrir o coração das pessoas, de mostrar que somos iguais perante Deus e merecemos respeito. É essa minha missão como artista: tocar em assuntos que ninguém quer”, diz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda para Robierb, a visibilidade da escultura é importante porque ela “reconhece e homenageia uma parcela marginalizada da sociedade que sonha com um mundo mais justo e igualitário”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar