PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Comissão aprova impeachment de Donald Trump

Pelo menos 20 republicanos devem abandonar o presidente para destituição ocorrer

23:32 | 12/12/2019
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, 12, a Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou duas acusações contra o presidente Donald Trump. Ele é acusado de abuso de poder e de obstrução da Justiça. Segundo informações do jornal Estadão, ambos artigos de impeachment devem ser levados à votação em plenário na semana que vem.

Os democratas apontam que, para obter uma investigação sobre seu principal rival nas eleições de 2020, Joe Biden, Trump pressionou o governo ucraniano com uso da ajuda militar americana. Depois disso, o chefe de estado teria tentado esconder as irregularidades e impedir as investigações.

Como o controle da Câmara dos Deputados é dos democratas, o impeachment do presidente americano deve ser aprovado e enviado para análise do Senado. Contudo, sua destituição é considerada improvável já que os republicanos são maioria na Casa. Desse modo, pelo menos 20 deles teriam de abandonar Trump.

Na votação ocorrida hoje, os democratas ignoraram três emendas dos deputados republicanos. Protocolada por Jim Jordan, a primeira tentava derrubar a acusação de abuso de poder. A segunda, do deputado Matt Gaetz, pedia a inclusão nas acusações dos termos “Hunter Biden” (filho de Joe Biden) e “Burisma” (empresa ucraniana para qual ele trabalhava). Apresentada por Andy Biggs, a última afirmava que a retenção de ajuda militar da Ucrânia era legítima.