Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Comissão aprova impeachment de Donald Trump

Pelo menos 20 republicanos devem abandonar o presidente para destituição ocorrer
23:32 | Dez. 12, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quinta-feira, 12, a Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou duas acusações contra o presidente Donald Trump. Ele é acusado de abuso de poder e de obstrução da Justiça. Segundo informações do jornal Estadão, ambos artigos de impeachment devem ser levados à votação em plenário na semana que vem.

Os democratas apontam que, para obter uma investigação sobre seu principal rival nas eleições de 2020, Joe Biden, Trump pressionou o governo ucraniano com uso da ajuda militar americana. Depois disso, o chefe de estado teria tentado esconder as irregularidades e impedir as investigações.

Como o controle da Câmara dos Deputados é dos democratas, o impeachment do presidente americano deve ser aprovado e enviado para análise do Senado. Contudo, sua destituição é considerada improvável já que os republicanos são maioria na Casa. Desse modo, pelo menos 20 deles teriam de abandonar Trump.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na votação ocorrida hoje, os democratas ignoraram três emendas dos deputados republicanos. Protocolada por Jim Jordan, a primeira tentava derrubar a acusação de abuso de poder. A segunda, do deputado Matt Gaetz, pedia a inclusão nas acusações dos termos “Hunter Biden” (filho de Joe Biden) e “Burisma” (empresa ucraniana para qual ele trabalhava). Apresentada por Andy Biggs, a última afirmava que a retenção de ajuda militar da Ucrânia era legítima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar