Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Cientistas eliminam vírus do HIV em animais vivos nos EUA

Atualmente, o tratamento para o HIV se concentra no uso de terapia que suprime a replicação do vírus, mas não o elimina
16:15 | Jul. 04, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor

Pela primeira vez, cientistas das universidades de Temple e Nebraska, nos Estados Unidos, conseguiram eliminar o vírus responsável pela aids do genoma de animais vivos. O estudo foi divulgado nessa terça-feira, 2, em artigo na revista "Nature Communications".

Os ratos infectados pelo HIV-1 ficaram livres do vírus após a combinação de medicamentos e edição genética. Imunologistas, biólogos moleculares e farmacologistas trabalharam na pesquisa.

"Agora nós temos um bom caminho para seguir em testes com primatas e a possibilidade de testes clínicos em pacientes humanos dentro de um ano", disse o pesquisador da Universidade de Temple, Kamel Khalili.

Tratamento atual

Atualmente, o tratamento para o HIV se concentra no uso de terapia anti-retroviral (TAR), que suprime a replicação do vírus, mas não o elimina do organismo e precisa ser usado diariamente por quem tem a doença, caso contrário o microrganismo pode se recuperar e voltar a se replicar.