Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Debate no Japão após o noivado da neta do imperador com plebeu

07:54 | Mai. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A decisão da neta do imperador do Japão de casar com um plebeu, o que a excluirá da família imperial, provoca um debate no Japão pelo temor da falta de herdeiros.

A notícia foi revelada na terça-feira pelo canal público NHK e desde então domina os debates na TV e nos jornais, antes de um anúncio oficial nas próximas semanas.

A princesa Mako, 25 anos, é a filha mais velha do príncipe Akishino, o segundo filho do imperador. O futuro noivo, Kei Kamuro, de 25 anos, recebeu a imprensa por alguns minutos na quarta-feira. Ele evitou as perguntas sobre o noivado e prometeu falar sobre o tema no "momento adequado".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Se casar com o jovem, que conheceu na universidade, Mako perderá o título de nobreza, um dispositivo polêmico da lei aplicado apenas às mulheres.

À espera da anunciada abdicação do imperador Akihito, a primeira em 200 anos, a notícia do noivado de Mako provocou o retorno da inquietação sobre o futuro da família imperial e o debate sobre dispositivo que reduz as possibilidades do nascimento de um herdeiro masculino.

Os conservadores, entre eles o primeiro-ministro Shinzo Abe, são contrários à mudança.

O imperador Akihito, que sucedeu em 1989 seu falecido pai Hirohito, expressou em agosto do ano passado o desejo de abdicar por sua idade avançada e uma lei está sendo preparada para que posso fazer isto em favor de seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito.

Na ordem de sucessão, depois de Naruhito aparece seu irmão Akishino e em seguida o filho deste último, Hisahito, de 10 anos.

Mas depois dele não há mais herdeiros masculinos e linha de vários séculos de sucessão masculina pode ser interrompida se Hisahito não tiver um filho.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar