PUBLICIDADE
Notícias

Merkel: crise imigratória só será resolvida com proteção conjunta das fronteiras

10:40 | 03/11/2015
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu os líderes europeus que contenção do fluxo recorde de refugiados só pode ser resolvida através de uma proteção conjunta das fronteiras externas da União Europeia e não pelo recurso de fechamento individual das fronteiras nacionais.

"Se pensarmos pequeno, se pensarmos apenas sobre o que nos diz respeito, então este será um enorme desafio para a Europa", disse Merkel a uma plateia de líderes empresariais locais em uma cúpula da indústria. "O desafio atual não pode ser resolvido na fronteira germano-austríaca".

Merkel tem pressionado os líderes europeus a chegar a um acordo sobre uma distribuição justa dos imigrantes e preservar a liberdade de viajar por toda a Europa, enquanto ela tem enfrentado a oposição.

Na semana passada, a Áustria disse que estava considerando a construção de uma cerca na sua fronteira com a Eslovênia, destacando como a crise imigratória tem minado as instituições da Europa e semeando a discórdia em todo o bloco.

Merkel insistiu que a crise imigratória só pode ser resolvida se os líderes da União Europeia (UE) lutarem em conjunto para uma melhor proteção das fronteiras externas do bloco, e que a chave para isso é um acordo entre a UE e a Turquia que deve ser alcançado "rápido" para ajudar a conter a onda de refugiados.

"Aqueles que dizem que não têm nada a ver com essa vontade, em algum momento, serão afetados de uma maneira ou de outra", disse Merkel. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS