PUBLICIDADE
Notícias

Presidente italiano pede que grupos busquem solução para crise política

Napolitano descartou qualquer possibilidade de apresentar sua renúncia antes do fim de seu mandato, no dia 15 de maio

12:00 | 30/03/2013
NULL
NULL

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pediu neste sábado que dois grupos escolhidos por ele elaborem um programa de governo, em uma tentativa de resolver a crise política, mas defendeu que o primeiro-ministro Mario Monti permaneça no cargo.

"Estou me preparando para pedir a dois grupos selecionados de diferentes personalidades" que forneçam propostas de reforma, disse Napolitano, sem fornecer outros detalhes depois do fracasso das negociações entre partidos para formar um novo governo.

Na prática, este anúncio invalida a tentativa realizada há uma semana pelo líder de centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, de obter um conjunto de forças políticas com o objetivo de alcançar uma maioria parlamentar segura que permita formar um governo.

Napolitano descartou qualquer possibilidade de apresentar sua renúncia antes do fim de seu mandato, no dia 15 de maio, e afirmou estar disposto a "tomar todas as iniciativas até o último dia" para desbloquear a situação política na qual o país se encontra.

Os nomes dos integrantes dos dois grupos serão divulgados ainda neste fim de semana.

Em uma mensagem direta aos sócios estrangeiros da Itália, Napolitano afirmou que o país está nem sem governo, nem à deriva. "O governo, embora tenha renunciado, permanece em seu posto", disse o presidente, de 86 anos, muito respeitado na Itália.

A Itália encontra-se em meio a uma aguda crise política desde as eleições legislativas de 24 e 25 de fevereiro, que deram à centro-esquerda uma maioria absoluta na Câmara de Deputados, mas não no Senado, onde três forças antagônicas se equilibram: a esquerda, a direita de Silvio Berlusconi e as forças do humorista Beppe Grillo.

AFP

TAGS