PUBLICIDADE
Notícias

Papa Francisco escolhe o anel de Pescador de prata

O primeiro papa latino-americano escolheu este modelo que já foi proposto a um de seus antecessores, Paulo VI

12:13 | 18/03/2013
NULL
NULL

O anel de Pescador que será colocado na terça-feira, 19, no dedo do Papa Francisco durante sua missa de entronização será de prata dourada, anunciou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O primeiro papa latino-americano, cujos primeiros dias como líder da Igreja Católica foram marcados pela simplicidade, escolheu este modelo que já foi proposto a um de seus antecessores, Paulo VI (1973-1978).

O anel, que será entregue durante a missa solene pelo decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, foi desenhado pelo falecido artista italiano Enrico Manfrini, conhecido como "o escultor dos papas".

Representa São Pedro, o fundador da Igreja, com as chaves do reino de Deus.
O anel de pescador, que tem gravado o nome do pontífice, é um dos grandes símbolos papais, utilizado na antiguidade para selar documentos.

Segundo a Constituição Apostólica, o anel é destruído com um martelo após a morte de um pontífice, em uma cerimônia solene.

No caso de Bento XVI, cuja renúncia em fevereiro não tinha precedentes na história moderna da Igreja, o anel de ouro maciço foi "anulado", ou seja, raspado para que ficasse inutilizável, informou o Vaticano.

AFP

TAGS