PUBLICIDADE
Notícias

Justiça paralisa construção de termoelétrica da Endesa no Chile

17:06 | 05/03/2013

SANTIAGO, 05 Mar 2013 (AFP) - A justiça chilena paralisou a construção da termelétrica Punta Alcalde, de propriedade da empresa espanhola Endesa e localizada no norte do Chile, ao aceitar um recurso judicial apresentado por um grupo de pescadores que acusam o projeto de prejudicar o meio ambiente por ser poluente.

"Com os antecedentes à vista, se concede a ordem de não inovar solicitada", indicou uma resolução da Corte de Apelações de Santiago, emitida na sexta-feira mas divulgada na terça-feira, que indica que não se pode fazer nada enquanto não se decidir sobre o fundo dos recursos apresentados.

A resolução, que acolhe um recurso apresentado pela associação de pescadores da cidade de Huasco, na região do Atacama (800 km ao norte de Santiago) pode ser apelada na Suprema Corte.

A decisão judicial paralisa o projeto Punta Alcalde, anunciado pela Endesa em 2009, com um investimento de 1,4 bilhão de dólares e capacidade para gerar 740 MW, que busca abastecer grandes mineradoras de cobre assentadas no norte do Chile.

Os pescadores de Huasco alegam que Punta Alcalde contaminará o Parque Nacional Llanos de Challe e a reserva nacional de Pinguins de Humboldt.

"Infelizmente este projeto pode comprometer os recursos pesqueiros e causará repercussão no fundo do mar e a biodiversidade da região", disse Paula Villegas, advogada dos pescadores, ao canal de notícias CNN Chile.

A Endesa não comentou ainda a decisão judicial.

O projeto tinha sido proibido pela Comissão Ambiental do Atacama em junho de 2012, pelo comitê de ministros decidiu em dezembro passado acolher uma reclamação interposta pela Endesa contra a suspensão, dando luz verde à companhia.

A corte afirma ainda que não se pode fazer mais nada enquanto não forem decididos todos os recursos apresentados.

TAGS