PUBLICIDADE
Notícias

Chefão do tráfico mexicano é tirado da lista dos milionários da Forbes

17:49 | 04/03/2013

NOVA YORK, 04 Mar 2013 (AFP) - O narcotraficante mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, que chegou a aparecer na lista dos multimilionários da Forbes, foi retirado da lista mais recente porque seus ativos são difíceis de calcular, segundo a revista americana.

Na edição de 2013 do ranking anual, divulgada esta segunda-feira e liderada por outro mexicano, o magnata das telecomunicações Carlos Slim, o chefão das drogas foi "expulso", explicou a revista de negócios.

O líder do cartel de Sinaloa vive na clandestinidade desde que fugiu de uma prisão de segurança máxima do México em 2011. Segundo as últimas informações, não confirmadas, Guzmán teria sido assassinado em um tiroteio entre traficantes, em uma região de floresta na fronteira entre Guatemala e México.

No entanto, a incerteza em torno do czar das drogas foi suficiente para que fosse tirado da lista onde apareceu lado a lado com personalidades como seu compatriota Slim e o americano Bill Gates, fundador da gigante de informática Microsoft.

"Apesar de que se acredite que provavelmente esteja vivo e more no México, o paradeiro de Guzmán é desconhecido", explicou a editora da Forbes, Luisa Kroll.

"Tampouco se sabe como está gastando o dinheiro ilícito que ganha. A Forbes não tem conseguido contatá-lo para verificar as cifras e acredita que boa parte de seu dinheiro é gasto para proteger a si e a sua família", emendou.

"Como líder do cartel de Sinaloa, é uma das pessoas mais poderosas do mundo, mas já não é mais alguém a quem possamos chamar de multimilionário com certeza absoluta", acrescentou.

TAGS