PUBLICIDADE
Notícias

Cardeais iniciam eleição do novo Papa

Conclave para escolha do sucessor de Bento XVI tem início no Vaticano. Favoritos são o arcebispos de Milão, Angelo Scola, e de São Paulo, Odilo Scherer

06:50 | 12/03/2013
NULL
NULL
Os 115 cardeais eleitores iniciam nesta terça-feira, 12, no Vaticano, o conclave para a escolha do sucessor do papa Bento XVI, que renunciou em 28 de fevereiro. Há dois grandes favoritos, segundo a imprensa italiana: o arcebispo de Milão, Angelo Scola, de 71 anos, e o arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos.

Também entre os favoritos estão o prefeito para a Congregação para os Bispos, o canadense Marc Ouellet, de 68 anos, e o arcebispo de Boston, Sean O'Malley, também com 68 anos. Para ser eleito Papa, um cardeal necessita de dois terços dos votos dos seus colegas.

O conclave é uma reunião secreta dos cardeais de todo o mundo aptos a eleger o Papa. O limite de idade para os eleitores foi fixado em 80 anos, em 1970, por Paulo 6º.

O grupo de 115 cardeais eleitores está assim distribuído geograficamente: 60 são da Europa, 19 vêm da América Latina, 14 da América do Norte, 11 da África, 10 da Ásia e 1 da Oceania.

A expectativa dos vaticanistas é que este seja um conclave de curta duração. Porém, o assessor de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a definição não deverá sair no primeiro dia.

Nesta terça-feira será realizada apenas uma votação, à tarde. A partir de quarta-feira serão quatro votações por dia, duas no período da manhã e duas à tarde. Depois de cada escrutínio, os boletins são queimados. As votações decorrem até que um nome obtenha a maioria de dois terços. O voto é secreto e abstenções são proibidas.

Se o resultado for inconclusivo, juntam-se produtos químicos aos boletins, que serão queimados para que produzam uma fumaça negra. Se um novo Papa for escolhido serão queimados unicamente os boletins, produzindo uma fumaça branca, que anuncia a eleição. Nesse momento, o grande sino da basílica de São Pedro tocará, anunciando a escolha do novo Papa.

Confira as principais atividades divulgadas para os dois primeiros dias do Conclave, no horário local do Vaticano.

Terça-feira:
7h Os cardeais se dirigem à Casa Santa Marta, residência que servirá de abrigo durante o conclave.
10h É celebrada a missa Pro Eligendo Romano Pontifice na Basílica de São Pedro, com a presença dos cardeais.
16h30 Os cardeais se deslocam até a Capela Sistina, local da votação.
16h50 Começa a votação.
19h15 Oração noturna, com a presença de todos os cardeais.
19h30 Os cardeais retornam para a Casa Santa Marta.

A partir de quarta-feira:
Entre 6h30 e 7h30 Café da manhã na Casa Santa Marta.
7h45 Os cardeais se dirigem para o Palácio Apostólico.
8h15 Celebração de uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico.
9h30 Começam as duas rodadas de votação matutina na Capela Sistina.
12h30 Almoço na Casa Santa Marta.
16h00 Os cardeais retornam para a Capela Sistina, onde haverá duas novas votações.
20h00 Jantar.

Após três dias de votação há uma pausa de um dia, que é seguida de sete novos dias de votação e uma nova pausa. Após 34 votações, a disputa fica entre os dois candidatos mais votados. Nesse caso, ambos não participam da votação final.

Fumaça indica resultado do processo.

As cédulas são queimadas após a votação. Em caso de indefinição, um produto químico é adicionado e uma fumaça negra é emitida. Caso a eleição seja bem-sucedida, a fumaça é branca, e os sinos da Igreja de São Pedro indicam que o Papa foi eleito. É possível acompanhar direto da Praça de São Pedro a fumaça que sai da chaminé na Capela Sistina.

As cédulas são queimadas após as duas rodadas de votação, ou seja, por volta das 12h e das 19h. Se houver definição na primeira rodada da manhã, as cédulas são queimadas imediatamente, ou seja, a fumaça branca pode subir entre as 10h30 e as 11h. Se for à tarde, entre as 17h e as 18h.

JO/dpa/kna/epd/afp
Revisão: Alexandre Schossler

TAGS